Mercados globais caem com escalada do conflito no Oriente Médio

Bolsas globais recuam nesta sexta-feira (19), diante do aumento de aversão ao risco, que contribui para ganhos de ativos considerados “porto seguro”

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
19 de Abril, 2024 | 07:12 AM

Bloomberg Línea — Uma escalada nas tensões do Oriente Médio mantém os mercados de ações em alerta nesta sexta-feira (19), embora ativos considerados mais seguros, como bonds e o dólar, tenham reduzido alguns dos ganhos iniciais.

Os Treasuries reduziram um movimento que levou o rendimento do título de 10 anos a cair até 14 pontos-base depois que Israel lançou um ataque retaliatório ao Irã menos de uma semana após o bombardeio de foguetes e drones de Teerã, de acordo com dois funcionários dos Estados Unidos.

Os movimentos mais recentes encerram uma semana sombria para os mercados, depois que dados econômicos sólidos e discursos de membros do Federal Reserve mais hawkish reforçaram a especulação de que as taxas de juros nos EUA permanecerão mais altas por mais tempo.

Na Europa, o índice Stoxx 600 caía 0,5% por volta das 7h (horário de Brasília), a caminho da terceira semana consecutiva de perdas. Já em Wall Street, os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 caíam 0,4% e 0,6%%, respectivamente.

PUBLICIDADE

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🪖 Oriente Médio. Israel lançou um ataque retaliatório contra o Irã menos de uma semana após o bombardeio de foguetes e drones de Teerã, de acordo com dois oficiais dos EUA. Uma explosão foi ouvida na madrugada desta sexta na cidade de Isfahan, no Irã, conforme relatado pela agência de notícias semi-oficial Fars do país. O jornal New York Times relatou que dois oficiais de defesa israelenses confirmaram que a nação esteve por trás do ataque.

🇺🇸 Juros nos EUA. Membros do Fed têm falado nos últimos dias sobre o rumo esperado dos juros nos EUA. Enquanto John Williams, do Fed de NY, diz ver possível até mesmo um aumento de taxa, se justificado, seu colega de Atlanta, Raphael Bostic, não acha que será apropriado afrouxar a política monetária até o final de 2024.

PUBLICIDADE

🎬 Oferta pela Paramount. A Apollo Global Management e a Sony estão considerando uma oferta conjunta pela Paramount Global, o que provocou um aumento nas ações da gigante do cinema e da TV, à medida que os investidores avaliam o potencial de uma guerra de lances com o magnata da tecnologia David Ellison.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Breakfast 19/4/24dfd
🔘 As bolsas ontem (18/04): Dow Jones Industrials (+0,06%), S&P 500 (-0,22%), Nasdaq Composite (-0,52%), Stoxx 600 (+0,24%), Ibovespa (+0,02%)
Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.