O setor de turismo e as viagens a negócios têm se beneficiado da retomada da demanda pelos principais destinos do Brasil e da América Latina. É um mercado que atingiu um tamanho de US$ 43,7 bilhões em 2022, de acordo com estimativas do IMARC Group, uma empresa de consultoria e pesquisa.

Muitos desses viajantes de negócios ou a turismo já possuem um ou mais cartões de crédito pessoal ou corporativo nos quais acumula benefícios como milhas ou pontos. Para os bancos, oferecer os cartões com o maior número de vantagens se tornou uma ferramenta de atração e retenção de clientes de diferentes espectros, mas principalmente daqueles de alta renda, que rentabilizam a operação.

Para auxiliar esse público a avaliar cada cartão de crédito voltado para consumidores de alto padrão, a Bloomberg Línea montou uma seleção e preparou uma lista dos melhores programas de benefícios para viagens na América Latina. O foco principal são as ofertas disponíveis no Brasil. Mas Argentina, Chile, México e Peru, bem como ofertas que consideram toda a região, também foram avaliados. Veja a seguir:

Como os cartões foram avaliados:

Embora as condições dos benefícios variem nos principais mercados da América Latina, a Bloomberg Línea ouviu consultores e especialistas em viagens corporativas que sugerem vários aspectos a considerar ao obter um cartão de crédito por causa de seus benefícios:

Valores das taxas pelos serviços e benefícios oferecidos.

Oferta de benefícios ou programas de forma contínua e não ocasional.

Aceitação do cartão em companhias aéreas ou fornecedores de serviços de viagem (hotéis, salas VIP, etc.).

Capacidade de igualar ou melhorar ofertas encontradas nos sites de viagens e hospedagens.

Compensações por serviços pagos mas não recebidos.