Mercados

Ibovespa fecha em alta com ganhos em commodities

Ganhos das blue chips favoreceram o desempenho do índice no final do dia

Apesar do dia volátil, Ibovespa fechou em alta
27 de Setembro, 2021 | 06:00 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — Depois de um dia de volatilidade, o Ibovespa encerrou o pregão com leve alta, impulsionado pela força das blue chips, que se beneficiaram dos ventos positivos que vieram do exterior, que também teve um dia sem rumo definido. O dólar também subiu, com a situação fiscal do país pesando, além dos sinais do Federal Reserve nos Estados Unidos. Por aqui, amanhã o foco será a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Politica Monetária (Copom).

  • Apesar das pressões mistas, a bolsa engatou a alta no final da sessão. As altas dos preços das commodities no mercado internacional favoreceram papéis como Vale (VALE3) e PetroRio (PRIO3), que conseguiram segurar o índice no azul.
  • O dólar subiu, com o fortalecimento da moeda americana visto hoje no mercado externo e os temores fiscais que ainda rondam a cena política doméstica, que também impactaram as taxas dos juros futuros.

Na cena local, durante a tarde, o destaques foi a fala do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, que disse que a empresa não vai mexer na política de preços dos combustíveis. A estatal chamou a imprensa para falar sobre o assunto após o presidente Jair Bolsonaro admitir, durante um evento em Brasília hoje mais cedo, o aumento nos preços dos combustíveis.

Na mesma ocasião, o ministro Paulo Guedes reforçou o compromisso fiscal do governo, pedindo também colaboração entre os poderes. “Nos foram pedidos um reforço do Auxílio Emergencial. O Auxílio Brasil, com responsabilidade fiscal, dentro do Teto de Gastos, exige apoio do Congresso. Esse reforço exige a cooperação dos poderes”, disse Guedes.

resumo2709dfd
  • Câmbio: Perto das 17h30, o dólar operava em alta de 0,84% a R$ 5,37
  • Bolsa: O Ibovespa fechou em alta 0,27%, a 113.583 pontos
    • Lideraram as altas percentuais BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3) e PetroRio (PRIO3). As ações da Méliuz (CASH3), Via (VIIA3) e Banco Inter (BIDI11) foram destaques negativos
  • Destaques: Durante a tarde, a Vale (VALE3) informou que trinta e nove funcionários ficaram presos no subsolo de uma mina em Sudbury, no Canadá, após um incidente ocorrido na tarde de domingo.
  • Juros: O DI com vencimento para janeiro próximo subiu de 7,135% para 7,145%, enquanto a taxa para janeiro de 2027 foi de 10,42% para 10,56%
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones subiu 0,21%, enquanto o S&P 500 caiu 0,28% e o Nasdaq 0,52%
  • Bitcoin: Perto das 17h30, a criptomoeda operava em queda de 1,00%, a US$ 42.847

Leia também

PUBLICIDADE

Vacina da Pfizer contra Covid é segura para adolescentes

Defensores da ivermectina elevam uso não comprovado para Covid

Presidente da Caixa testa positivo para Covid após viagem aos EUA

Igor Sodré

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.

PUBLICIDADE