PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

URGENTE: Vale tem 39 funcionários presos no subsolo de mina no Canadá

Equipe de resgate alcançou os funcionários e está começando fazer a subida, informou a empresa

Funcionários da Vale ficam presos em mina no Canadá
Por Bloomberg News
27 de Setembro, 2021 | 04:33 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Trinta e nove funcionários da Vale ficaram presos no subsolo de uma mina em Sudbury, no Canadá, após um incidente ocorrido na tarde de domingo, informou a mineradora em comunicado.

A empresa disse que os trabalhadores estão seguros, com acesso a água e comida. A Vale informou ainda que já iniciou o procedimento de resgate para retirá-los do local. Não há relato de ferimentos dos funcionários.

PUBLICIDADE

O acidente ocorreu após o veículo de transporte desses funcionários ter tido um problema e ser desconectado do sistema. ”Uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o shaft e, com isso, indisponibilizando o meio de transporte dos empregados”, informou a empresa, em comunicado.

Segundo comunicado, os funcionários estavam na mina no momento do incidente e imediatamente se dirigiram às estações de refúgio como parte do procedimento padrão. “Temos mantido frequente comunicação com eles desde o ocorrido”, afirmou.

Veja mais: Vale lidera pregão com minério de ferro de volta aos US$ 120

PUBLICIDADE

A equipe de resgate alcançou alguns dos funcionários e começou a fazer sua subida, acrescentou a Vale em uma mensagem por e-mail. A empresa espera que todos os funcionários presos cheguem à superfície ainda esta noite.

“A equipe de resgate alcançou os mineradores e iniciou a movimentação via acesso de escadas secundário. Resgatar os empregados de forma segura e rápida é nossa prioridade número um”, informou a Vale.

Nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel. A produção na mina está temporariamente suspensa e estamos avaliando as medidas necessárias para retomada da produção.

“Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir a segurança desses funcionários e forneceremos mais atualizações assim que estiverem disponíveis”, disse a empresa.

(atualizado após comunicado da empresa)

Leia também

BC provocou ‘deuses do câmbio e da inflação’, diz Parnes, da SPX

PUBLICIDADE