Pfizer: Eficácia de vacina contra Covid diminui com o tempo

Apesar da perda de eficácia com o passar do tempo, uma dose de reforço pode ser segura e eficaz para combater o coronavírus e novas variantes

Redução da eficácia é “principalmente devido à diminuição das respostas imunológicas da vacina ao longo do tempo”, do que devido à variante delta
Por Robert Langreth
15 de Setembro, 2021 | 12:16 PM

Bloomberg — A Pfizer disse que os dados dos Estados Unidos e de Israel indicam que a eficácia de sua vacina contra a Covid-19 diminui com o tempo e que uma dose de reforço é segura e eficaz para combater o coronavírus e novas variantes.

A empresa detalhou os dados em uma apresentação que será entregue na sexta-feira (17) em uma reunião de consultores externos com a agência FDA, que regula fármacos e alimentos nos EUA.

O painel deve fazer recomendações sobre se mais americanos devem receber doses de reforço.

“Dados do mundo real de Israel e dos Estados Unidos sugerem que as taxas de reinfecção estão aumentando mais rapidamente em indivíduos que foram vacinados anteriormente”, disse a Pfizer na apresentação, publicada no site da FDA.

PUBLICIDADE

A redução da eficácia é “principalmente devido à diminuição das respostas imunológicas da vacina ao longo do tempo”, do que devido à variante delta, disseram pesquisadores da Pfizer na apresentação.

Veja mais: Israel se prepara para garantir quarta dose da vacina contra a Covid-19

De acordo com a agenda da reunião da FDA publicada no site da reguladora, além da apresentação da Pfizer, o painel de sexta-feira incluirá apresentações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, da equipe da FDA e de pesquisadores de Israel e do Reino Unido.

PUBLICIDADE

De acordo com a agenda, autoridades israelenses apresentarão dados do país sobre a proteção contra infecções e casos graves oferecida pelas doses de reforço, enquanto um professor de estatística médica da Universidade de Bristol apresentará dados sobre a eficácia da vacina no mundo real.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Por que membros do grupo de K-pop BTS receberam passaportes diplomáticos?

Quantos dias teria que se trabalhar no Brasil para comprar o novo iPhone?

Ação da Hotéis Othon dispara mais de 12% e CVM pede explicações