Startup australiana ganha aporte para exportar ‘carne vegetal que sangra’

Demanda por proteínas alternativas cresce com consumidor recusando produtos de origem animal por preocupação ambiental e de saúde

Startup desenvolve carne que sangra na Austrália
Por Agnieszka de Sousa
06 de Agosto, 2021 | 10:59 AM

Bloomberg — Uma startup australiana que desenvolveu uma carne feita vegetais que sangra como o produto original obteve financiamento extra enquanto planeja a expansão para a Europa e China.

A V2food levantou mais 45 milhões de euros (US$ 53 milhões), elevando sua rodada de financiamento total da Série B para 92 milhões de euros, disse a empresa em comunicado por e-mail. Ela também planeja investir em pesquisa e desenvolvimento e adicionar produtos, incluindo “carne” feita com “heme”, um componente que contém ferro que dá aos produtos sua aparência e sabor de carne.

“O Santo Graal da carne à base de vegetais é obter o sabor e a textura certos para que realmente funcione para os comedores de carne”, disse Nick Hazell, diretor executivo da V2food, em uma entrevista. “Essa é a grande oportunidade.”

Apetite de Investimento

PUBLICIDADE

A demanda por proteínas alternativas tem crescido à medida que as preocupações ambientais e de saúde levam os consumidores a recusar os produtos de origem animal. Isso está atraindo investidores e gigantes do setor de alimentos como a Nestlé SA e a McDonald’s Corp. Ainda assim, os preços das carnes falsas permanecem relativamente altos e há espaço para melhorias em termos de qualidade, estimulando a competição entre as startups.

A V2food patenteou seu heme, que - como todos os seus produtos - não contém ingredientes geneticamente modificados, de acordo com Hazell.

Ter um produto não-GM pode dar à empresa uma vantagem competitiva em certos mercados. A Impossible Foods Inc., cujo hambúrguer de mesmo nome contém heme geneticamente modificado, não fez incursões na Europa e na China, conhecida por suas regulamentações rigorosas.

PUBLICIDADE

“Acreditamos que haja outra maneira de fazer isso”, disse Hazell. “É algo bastante brilhante e estamos orgulhosos de onde chegamos.”

O fundo de impacto sediado em Bruxelas, Astanor Ventures, liderou o reforço da rodada de financiamento mais recente, com outros investidores, incluindo China Renaissance e Main Sequence. A rodada B de outubro atraiu dinheiro do Goldman Sachs Group Inc. e da Temasek Holdings. A V2food arrecadou 22 milhões de euros em seu financiamento da Série A há dois anos.

A V2food já está presente na Austrália e na Ásia-Pacífico, oferecendo produtos como boi, porco, hambúrgueres e salsichas. Na China, está em processo de expor seus produtos, incluindo carne moída de porco à base de vegetais, desenvolvida especificamente para o mercado.

Leia mais em Bloomberg.com