Bloomberg Lìnea — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva freou a onda de vitórias conservadoras na América Latina ao ser eleito para um quarto mandato como presidente do Brasil e derrotar o senador Flávio Bolsonaro em uma reviravolta inédita durante o segundo turno das eleições.
Lula, de 80 anos, será presidente do Brasil pela quarta vez, após derrotar o senador e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de domingo, 25 de outubro, e se tornar o primeiro na história do Brasil a chegar à Presidência no segundo turno depois de ter perdido no primeiro.
⟶ Assine as newsletters da Bloomberg Línea e receba as notícias do dia em primeira mão no e-mail.
Com 64,2 milhões de votos, ou seja, 51,79% dos votos válidos, Lula, candidato do Partido dos Trabalhadores, foi reeleito presidente do Brasil, enquanto o candidato Flávio Bolsonaro, do Partido Liberal, ficou em segundo lugar com 59,8 milhões de votos, o que equivale a 48,21% dos votos válidos, declarou o Tribunal Superior Eleitoral.
A vitória de Lula freou uma onda de vitórias conservadoras que vem ocorrendo na América Latina nos últimos dois anos, paralelamente ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem deixado transparecer suas intenções de intervir na região.
Leia também: Reeleição de Lula faz do Brasil ‘bastião’ contra extrema-direita global, dizem analistas
O ex-sindicalista, que governará nos próximos quatro anos a maior economia da América Latina, interrompeu a sequência de sete vitórias presidenciais da ala conservadora registradas na região desde 2025.
Em 2025, o eleitorado deu uma guinada à direita no Chile com a chegada de José Antonio Kast em março.
Em maio, Daniel Noboa tomou posse para um segundo mandato no Equador.
Na Bolívia, o político Rodrigo Paz assumiu a presidência em novembro e, nesse mesmo mês, Nasry Asfura foi declarado vencedor das eleições em Honduras.
A onda conservadora continuou em 2026.
Em maio, a cientista política Laura Fernández assumiu o cargo de presidente da Costa Rica; em julho, Keiko Fujimori tomou posse como presidente do Peru após vencer o segundo turno das eleições; e, em agosto, o advogado, empresário e político de direita Abelardo de la Espriella assumiu o cargo na Colômbia.
A onda conservadora e Trump
Os sete presidentes latino-americanos de direita que assumiram o poder nos últimos dois anos aderiram ao “Escudo das Américas” de Trump, uma iniciativa criada em março deste ano pelos Estados Unidos, que reúne 15 países, com o objetivo de coordenar a luta contra o tráfico de drogas e ações econômicas.
Entre os signatários do Escudo das Américas também estão a Argentina, de Javier Milei, e El Salvador, de Nayib Bukele, que são provavelmente dois dos presidentes latino-americanos mais próximos do governo Trump.
Durante seu primeiro discurso após ser declarado vencedor da eleição presidencial, Lula disse aos seus apoiadores que, nessas eleições, foi preciso enfrentar a “ingerência proveniente do exterior” por meio de plataformas digitais. Além disso, o presidente brasileiro declarou que seu país “não aceita ser o quintal de ninguém”.
Leia também: Presidentes latino-americanos de direita e esquerda reconhecem vitória de Lula
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, aliada política e econômica de Lula na região, parabenizou brevemente o presidente em sua conta no X. “Viva a democracia, o povo do Brasil venceu”. Sheinbaum tem defendido a soberania nacional e rejeitado, em diversos discursos, a interferência estrangeira na vida pública do país e nas eleições.
Nem Lula nem Sheinbaum assinaram sua adesão ao Escudo das Américas, que é administrado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, sob a coordenação de Marco Rubio, e por meio do qual foram feitas declarações de apoio aos governos dos países aderentes.
A discussão sobre a guinada à direita na América Latina passa pelo efeito Trump, que conquistou a presidência dos Estados Unidos em um primeiro mandato em 2016 e em um segundo nas eleições de 2024.
Javier Aparicio, cientista político mexicano do Centro de Pesquisa e Ensino Econômico (CIDE), observou que há uma interpretação de que Trump está “colocando” presidentes na América Latina, embora tenha esclarecido que isso não se sabe com certeza, pelo que será preciso aguardar para ver os resultados dos novos governos.
Aparicio mencionou que os Estados Unidos terão eleições federais em novembro de 2026 e, embora Trump e o Partido Republicano possam sofrer um revés, isso ocorreria ao mesmo tempo em que vários presidentes latino-americanos se declarariam amigos de Trump, considerando-o um presidente guardião do continente.
“Trump tem atitudes intervencionistas ou imperialistas na América Latina; acho que é difícil negar isso. O que não sabemos é se essas tentativas ou essa vontade de Trump realmente se traduzem em votos na América Latina”, observou ele.
Alternância política ou voto de protesto?
Há uma guinada à direita nas eleições mais recentes na América Latina? Os resultados eleitorais indicariam que sim, mas talvez agora a questão seja se essa guinada deva ser motivo de preocupação ou se faz parte da normalidade democrática, observou Aparicio em um webinar organizado pela Câmara dos Deputados.
O cientista político do CIDE afirmou que a onda de vitórias com guinada à direita abre o debate sobre se a região está passando por uma alternância política ou se, na verdade, trata-se de um impulso da administração Trump ou de um voto de protesto dos cidadãos contra os governos de esquerda.
Há 20 anos, o debate na América Latina girava em torno da virada à esquerda, com vitórias importantes como a de Hugo Chávez na Venezuela em 2002, o primeiro mandato de Lula no Brasil em 2003 e a de Evo Morales na Bolívia em 2006.
Mas agora que vários países da região estão dando uma guinada à direita, a discussão também gira em torno de se o que está acontecendo deve ser motivo de preocupação, independentemente de se chegar ao poder um governo de direita ou de esquerda, afirmou o cientista político da instituição estatal mexicana especializada em ciências sociais.
Ou seja, o debate vai além e questiona se o que está acontecendo implica uma guinada para o autoritarismo ou para o populismo, com um aumento dos poderes dos presidentes e uma redução dos freios e contrapesos institucionais.
“Para os acadêmicos ou cientistas políticos, a dimensão da esquerda ou da direita é fácil de compreender, mas para as pessoas em geral isso pode ser algo abstrato”, afirmou ele. “Por outro lado, quando se trata de temas concretos, como impostos, direitos reprodutivos, nacionalismo, migração ou diversidade sexual, há mais eleitores que simpatizam com posições conservadoras ou de direita”.
Aparicio comentou que a questão que vem surgindo recentemente a partir das alternâncias políticas é se elas representam uma guinada à direita ou, na verdade, uma onda de voto de protesto contra os partidos no governo, em geral.
Ele indicou que, nos últimos 25 anos, ocorreram 91 eleições presidenciais com alternância de governo em 18 países da América Latina, o que significa cinco alternâncias políticas por país nesse período.
Se restringirmos o período aos últimos 5 anos, percebe-se que a maioria das mudanças de governo ocorreu para a direita, com o Uruguai e a Guatemala como exceções.
“Por que houve tanta alternância no poder ou por que está havendo tantos votos de protesto contra o partido no governo?”, questiona Aparicio.
Uma possibilidade é que o que estamos vendo na América Latina seja resultado de dois grandes choques: primeiro, a crise econômica de 2008-2009 e, depois, a crise da pandemia; outra possibilidade é que haja insatisfação com os resultados dos governos de esquerda e com o desempenho dos partidos de esquerda.
“Há quem se preocupe com uma onda autoritária ou populista nesses governos de direita; acredito que, se olharmos para Javier Milei, para (Jair) Bolsonaro em seu primeiro mandato ou para Nayib Bukele, dificilmente poderíamos negar que eles apresentam fortes tendências autoritárias ou populistas”, afirmou.
Leia também
Flávio Bolsonaro diz que é ‘impossível’ reconhecer dados das eleições
Lula teve 10 milhões de votos a mais no 2º turno e reduziu vantagem de Flávio em 13 estados e no DF











