SXSW: os principais palestrantes e os brasileiros no evento de inovação em Austin

De Lisa Su, CEO da AMD, e Selena Gomez ao presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner: os executivos e empreendedores que vão subir ao palco da conferência anual nos EUA

isa Su, chair and chief executive officer of Advanced Micro Devices Inc. (AMD), during the AMD Advancing AI event in San Jose, California, US, on Wednesday, Dec. 6, 2023. Advanced Micro Devices Inc. unveiled new so-called accelerator chips that it said will be able to run artificial intelligence software faster than rival products. Photographer: David Paul Morris/Bloomberg
06 de Março, 2024 | 07:29 PM

Bloomberg Línea — A cidade de Austin, no Texas, recebe o evento SXSW (South by Southwest) a partir desta sexta-feira (8), tornando-se uma espécie de capital global - temporária - de inovação.

Entre os principais palestrantes dos primeiros dias estarão Lisa Su, CEO e presidente da AMD, o futurista e pesquisador sênior na Drucker School of Management da Claremont Graduate University Ryan Patel, além da cantora, atriz e empreendedora Selena Gomez, destaque de um dos painéis.

O SXSW se diferencia por ser um evento de inovação que se propõe a ir além de nomes mais evidente da indústria de tecnologia.

Na edição deste ano, por exemplo, estarão presentes os roteiristas e diretores vencedores do Oscar do último ano Daniel Kwan e Daniel Scheinert, pelo filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, além de Dan Auerbach e Patrick Carney, o duo da banda de rock Black Keys.

PUBLICIDADE

Haverá painéis com a estrela do basquete feminino e da WNA Sue Bird, co-fundadora da A Touch More e da plataforma de conteúdo Togethxr, além da diretora da startup, Jessica Robertson.

Outros participantes incluem a autora do best-seller “Desmascarando a IA: Minha Missão de Proteger o que é Humano em um Mundo de Máquinas” e fundadora da Algorithmic Justice League, Dr. Joy Buolamwini, a CEO da Block Party e co-fundadora do Project Include, Tracy Chou, além do cofundador e CEO do Patreon, Jack Conte.

A Conferência SXSW é organizada em 24 trilhas de programação.

PUBLICIDADE

As faixas para 2024 incluem o futurismo com “2050″, com pontos de vista para o futuro mais distante; e outros temas como “Publicidade e Experiência de Marca”, “Inteligência Artificial”, “Mudanças Climáticas”, “Criação de Filmes e TV”, “Economia Criativa”, “Energia”, “Moda e Beleza”, “Indústria de Filmes e TV”, “Comida”, “Indústria de Jogos”, “Governo e Engajamento Cívico”, “Saúde e MedTech”, “Música e Tecnologia”, “Carreiras Musicais”, “Esportes”, “Startups”, e “Ambiente de Trabalho”.

Muitas empresas realizam eventos paralelos ao SXSW, como a Porsche, que promoverá o “Porshe Full Service”, com painéis e exibição de carros no Brazos Hall.

Brasileiros confirmados em paineis

Entre os brasileiros participantes do evento estarão Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein; Bruno Garfinkel, presidente do conselho da Porto; Marcelo Lima, sócio da Monashees; Yasodara Cordova, líder de pesquisa na Unico; Luna Borges Pereira Santos, diretora associada da Fòs Feminista; e Ronaldo Lemos, professor especialista em tecnologia e direito.

Outros representantes do país serão Daniel Leiptnitz, cofundador do Cidade Inovadora e presidente deliberativo da Acate; Daniel Moczudlower, presidente e CEO da Embraer-X; Cesar Pereira, líder de sustentabilidade da Embraer; Fernando Visser, líder de inovação da re.green; Marcellus Amadeus, diretor de ciência da Amadeus; Isabela Aquino Ribeiro, consultora em marketing e intelligence system do BID; Antonio Pita, COO do Diaspora.Black; e Manu Carvalho, cofundadora e CEO da Match & Co.

Leia também

OpenAI reage a ação e revela e-mails que mostram que Musk apoiou plano com lucros

Isabela  Fleischmann

Jornalista brasileira especializada na cobertura de tecnologia, inovação e startups