Mercados

Ibovespa vira para queda com Wall Street à espera de decisão de juros nos EUA

Mercados aguardam por aumento da taxa de juros nos EUA amanhã enquanto repercutem balanços corporativos e prévia da inflação no Brasil

Bolsas no Brasil e nos EUA caem à espera de decisão de juros do Federal Reserve na quarta-feira (27)
26 de Julho, 2022 | 11:29 am
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) virou para queda nesta terça-feira (26), seguindo o movimento de baixa de Wall Street com investidores à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve, o banco central americano, amanhã (27).

Os traders estão se preparando para um aumento de 75 pontos-base na taxa de juros dos Estados Unidos, parte da campanha para combater a inflação. As atenções também recaem sobre a temporada de resultados, com a divulgação dos números referentes ao segundo trimestre de empresas de tech como Apple (AAPL) e Alphabet (GOOG).

Ainda na cena externa, os países da União Europeia concordaram em cortar seu uso de gás em 15% até o próximo inverno, à medida que a perspectiva de um corte total dos suprimentos russos se torna cada vez mais provável.

No Brasil, a prévia da inflação oficial mostrou alta de 0,13% em junho, na menor taxa desde julho de 2020, auge da pandemia, em meio à redução do ICMS dos combustíveis em diversas regiões do país. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,79% e, em 12 meses, de 11,39%.

PUBLICIDADE

Na avaliação de Tatiana Nogueira, economista da XP, os dados mostram uma leitura neutra. “Enquanto a maior deflação da eletricidade deve ter sido apenas antecipada, a pressão sobre os preços dos serviços pode durar mais”, diz, em nota.

Entre as commodities, o minério de ferro subia pelo terceiro dia consecutivo com a melhora do sentimento no setor imobiliário da China, após o encontro de instituições financeiras com construtoras para discutir possíveis programas de ajuda. As ações da Vale (VALE3), que abriram em alta, contudo, viraram para queda e recuavam cerca de 1% por volta das 11h30 (horário de Brasília).

Já os papéis da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam cerca de 1,5%, em uma sessão de alta para o petróleo.

Confira o desempenho dos mercados nesta terça-feira (26):

PUBLICIDADE
  • Por volta das 11h30 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,22%, negociado aos 100.045 pontos;
  • O dólar à vista subia 0,10%, negociado a R$ 5,36;
  • Entre os contratos de juros futuros, o DI para 2025 cedia 10 pontos base, a 13,09%;
  • Nos EUA, os índices recuavam: o Dow Jones cedia 0,33%, o S&P 500%, 0,74%, enquanto o Nasdaq caía 1,35%;
  • Na Europa, as bolsas operavam mistas: o Dax, da Alemanha, caía 0,74%, enquanto o FTSE, do Reino Unido, subia 0,05%;

Leia também:

Startup Casai fica sem dinheiro, demite e negocia fusão com a Nomah, da Loft

Mariana d'Ávila

Mariana d'Ávila

Redatora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.

PUBLICIDADE