Vale do Silício no Brasil

Também no Breakfast: Mercados caem com expectativa sobre juros na Europa e inflação nos EUA; 5 metais que ficam mais caros no mundo por conta da guerra na Ucrânia e Salários em criptomoedas caem no gosto dos argentinos

Tempo de leitura: 6 minutos

Bom dia! Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças.

País de dimensões continentais, por muito tempo a produção tecnológica no Brasil ficou restrita ao Estado de São Paulo. Agora, várias cidades disputam o rótulo de novo Vale do Silício. O próprio Vale do Silício, na Califórnia, agora divide o status de região da tecnologia com Miami. A pandemia também impulsionou novos hubs de tecnologia no Texas, onde, em Austin, a Tesla mantém sua sede.

No Brasil, as tentativas de replicar o Vale do Silício estão até no nome, desde o Vale do Pinhão, em Curitiba, até o San Pedro Valley, em Minas Gerais. Hubs fechados como o Cubo, do Itaú, em São Paulo, e a Base 27, no Espírito Santo, também fomentam o ecossistema de inovação brasileiro, junto de hubs abertos como o Porto Digital, no Recife, pólo de tecnologia no Nordeste do País.

A pandemia beneficiou esse movimento de descentralização dos hubs de inovação nas principais cidades da América Latina (São Paulo, Buenos Aires, Bogotá, Cidade do México), bem como a transformação digital das empresas, o trabalho remoto e a expansão do e-commerce. Há startups com sede em Córdoba, na Argentina, Medellín, na Colômbia, e outras cidades.

✳️ A Bloomberg Línea preparou um raio-X dos pólos de tecnologia na América Latina

PUBLICIDADE
Os pólos de tecnologia para além dos principais centros da América Latinadfd

Na trilha dos Mercados

Hoje é um dia chave para os mercados internacionais, no qual o foco coloca a política monetária em primeiro plano. O Banco Central Europeu (BCE) faz sua primeira reunião de política monetária desde a eclosão da guerra na Ucrânia.

Antes da guerra, o mercado considerava cerca de dois aumentos de juros na Europa já este ano. Porém, o quadro de incerteza deixa os investidores reticentes com relação ao plano de ação da autoridade monetária.

👀 Olhos na inflação

Outro dado relevante e que lançará as bases para ações de política monetária, desta vez do Federal Reserve (Fed), é a inflação ao consumidor nos Estados Unidos, que atualmente se encontra no maior nível desde 1982. Se espera que suba para 7,9% em fevereiro, contra os 7,5% da leitura anterior. A luta contra a escalada de preços se tornou prioritária pela maioria dos governos. Mas com a guerra trazendo incertezas sobre a configuração geopolítica e pressionando ainda mais as cotações das commodities, que já respinga no bolso do consumidor, a economia mundial pode se ver ameaçada e um aperto monetário muito forte pode ser contraproducente.

🔴 Conversas Rússia-Ucrânia

A atenção à guerra continua em níveis máximos. Os ministros das Relações Exteriores russo e ucraniano se reunirão na Turquia, marcando a primeira reunião de gabinete entre os dois lados desde que a invasão começou.

⬇️ Depois da forte alta de ontem na renda variável, impulsionada pelos caçadores de barganhas após quatro dias de queda, as bolsas europeias e os contratos futuros de índices dos EUA voltam a cair. O petróleo, por sua fez, retoma sua trajetória de valorização.

Depois da forte alta de ontem, mercados voltam a cairdfd

🟢 As bolsas ontem: Dow (+2,00%), S&P 500 (+2,57%), Nasdaq (+3,59%), Stoxx 600 (+4,68%), Ibovespa (+2,43%)

O apetite pelo risco voltou com força aos mercados acionários globais - os indicadores dos EUA tiveram o seu melhor dia desde 2020. A queda dos preços das commodities, que aliviou momentaneamente as preocupações com a inflação, e a porta aberta pela Ucrânia nas negociações com a Rússia inverteram a tendência negativa que tem dominado o mercado desde que a guerra eclodiu.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados

No radar

Esta é a agenda prevista para hoje:

• Bancos centrais: Decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre juros

• EUA: IPC/Fev, Pedidos Iniciais de Seguro-Desemprego; Rendimento Real/Fev, Estoques de Gás Natural

• Europa: Cúpula de Líderes da UE; Alemanha (Saldo das Transações Correntes/Jan); Itália (IPP/Jan)

• Ásia: Japão (Gastos Domésticos/Jan, Índice BSI de Confiança dos Grandes Fabricantes)

• América Latina: Brasil (Vendas no Varejo/Jan)

📌 E para amanhã:

• EUA: Índice de Confiança do Consumidor e Expectativas de Inflação/Mar - Universidade de Michigan

• Europa: Cúpula de Líderes da UE; Alemanha (IPC/Fev); Reino Unido (PIB, Produção Industrial/Jan, Produção do Setor de Construção/Jan, Índice de Serviços, Balança Comercial); Espanha (IPC/Fev)

• América Latina: Brasil (IPCA/Fev); México (Produção Industrial/Jan)

• Bancos centrais: Pesquisa BOE sobre Expectativas de Inflação

Destaques da Bloomberg Línea

Ucrânia está disposta a fazer concessões, diz Zelenskiy

Alemanha é obstáculo para aumento das sanções à Rússia via SWIFT

Commodities agrícolas caem mesmo com cortes na produção mundial

Pix Crédito vai substituir o cartão tradicional? Tire 10 dúvidas

Cade: Venda da Oi Móvel está mantida, mas com mudanças em acordo

Também é importante

Em fevereiro, eles solicitaram explicações da área de comercialização da empresa sobre o motivo do não aumento dos preços, conforme fontesdfd

• Conselho da Petrobras está desconfortável com falta de reajuste. O conselho de administração da Petrobras (PETR4) (PETR3) está ficando desconfortável com o fato de a estatal não ajustar os preços dos combustíveis mesmo com a alta do petróleo, disseram duas pessoas com conhecimento direto do assunto.

Doria anuncia fim de exigência de máscara a partir de hoje em São Paulo. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou nesta quarta-feira (9) decreto acabando com a obrigatoriedade do uso de máscara em lugares abertos no estado de São Paulo, a partir de hoje. Ele justificou a medida citando dados de redução de casos de covid, óbitos e internações.

5 metais que ficam mais caros no mundo por conta da guerra na Ucrânia. Essenciais para a produção de automóveis, aeronaves, produtos de tecnologia e até medicina, diversos metais, como níquel, paládio e ouro têm visto forte alta em suas cotações, diante de um contexto de estoques já deprimidos e com expectativa de nova redução na oferta.

Salários em criptomoedas caem no gosto dos argentinos. Estádios, ônibus e outdoors em toda a Argentina exibem anúncios de bolsas de criptomoedas. A instabilidade econômica do país incentiva um dos maiores avanços do dinheiro digital já vistos. Apresentadores de TV e rádio falam sobre opções de investimento em moedas digitais e uma bolsa de criptomoedas patrocina o maior torneio de futebol do país. Também aumenta o número de trabalhadores que são pagos em criptomoedas para contornar controles cambiais e oscilações da taxa de câmbio e se proteger da inflação que chega a 50%.

Opinião Bloomberg

A comida é tão vital quanto o petróleo para a segurança nacional

Embora a guerra de Putin na Ucrânia esteja causando choques no mercado de energia e elevando os preços dos fertilizantes, o maior problema se tornou o aumento do custo do trigo. A Rússia está levando o mundo a uma crise de segurança alimentar cada vez mais grave – agravando a escassez já causada pela pandemia e pelas mudanças climáticas.

Pra não ficar de fora

Antiga e controversa plataforma de compartilhamento de música pirata foi reformulada e oferecerá NFTsdfd

Uma dupla de empreendedores da Áustria comprou os direitos da extinta plataforma de música LimeWire com planos de renovar sua imagem para a próxima geração da internet, vendendo tokens não fungíveis ligados a música, conteúdo e obras de arte.

🎧 O LimeWire, uma das primeiras interações de consumo de música baseado na web com a reputação de ser um paraíso para downloads ilegais, terminou em controvérsia em 2010, depois que um juiz encerrou o negócio por induzir violação de direitos autorais. A decisão foi seguida de um acordo judicial de US$ 105 milhões entre grandes gravadoras e o então CEO do LimeWire, Mark Gorton.

🎧 Agora, os irmãos Paul e Julian Zehetmayr esperam usar a fama do LimeWire no início dos anos 2000 para atrair usuários para sua nova plataforma na criptosfera, após os dois passarem a maior parte do ano passado adquirindo constantemente as várias partes da marca LimeWire.

Quer receber o Breakfast por e-mail? Registre-se gratuitamente no nosso site. E aqui você encontra as edições anteriores de nossa newsletter.

Edição: Michelly Teixeira | News Editor, Europe

Por hoje é só. Bom dia e obrigado por ler nossa newsletter!