promo
Mercados

Dólar fica acima dos R$ 5,60 com mau humor externo

Ibovespa recua, com varejistas caindo na dúvida sobre os resultados da Black Friday dessa semana

Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — O dólar futuro avançava nesta quarta-feira (23), seguindo o fortalecimento da moeda americana no exterior, após dados de seguro-desemprego do país mostrarem um mercado de trabalho mais robusto nas últimas semanas, além de um avanço em linha com o esperado para o PIB do terceiro trimestre.

Os investidores acompanham o aumento dos casos de Covid-19 na Europa, além do avanço da inflação pelo mundo, que ativam o sentimento de cautela e, assim, penalizam moedas emergentes como o real e pares como o peso mexicano e o rand sul-africano.

Os EUA divulgaram hoje um número de 199 mil novos pedidos de seguro-desemprego na última semana, abaixo dos 270 mil registrados na semana anterior, segundo dados do Departamento do Trabalho.

  • A medida é utilizada pelo mercado para monitorar o avanço da recuperação do mercado de trabalho americano, um dos principais componentes levados em consideração na política monetária do Federal Reserve.

Os pedidos totais totalizavam 2,04 milhões na semana encerrada em 19 de novembro – representando uma diminuição de quase 100 mil pedidos em comparação à semana anterior. Os dados, que geralmente saem às quintas, foram antecipados por conta do feriado de Ação de Graças no país.

No Brasil, as discussões sobre a aprovação da PEC dos Precatórios seguem no Congresso. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado lê a nova proposta hoje, mas a votação ainda não deve acontecer.

Ações em destaque

As ações das varejistas brasileiras puxavam a queda do Ibovespa nesta quarta, ajudando o índice a recuar 0,38%, a 103.258 pontos.

Os investidores acompanham as expectativas para as vendas da Black Friday, que começam nesta próxima sexta-feira e devem se estender pelo final de semana.

Veja mais: Black Friday: 5 medidas para não cair em golpes usando Pix

  • Petz (PETZ3), de varejo para animais, Grupo Soma (SOMA3), de roupas, Americanas (AMER3) e Iguatemi (IGTI3) lideravam as quedas
  • Na outra ponta, Locaweb (LWSA3), Usiminas (USIM5), CPFL Energia (CPFE3) e Energias do Brasil (ENBR3) avançavam

A Vale também subia, a 0,74%. Fontes da Bloomberg News afirmaram ontem que a mineradora espera aumentar a produção de minério de ferro em 2022, embora a um ritmo mais lento do que alguns analistas estimam, o que pode adicionar mais volatilidade aos preços do ingrediente siderúrgico.

--Com informações da Bloomberg News

Leia também

Ana Siedschlag

Ana Carolina Siedschlag

Editora-assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.