Elon Musk desafia o ChatGPT com um bot de inteligência artificial “rebelde”, o Grok

Segundo o empresário, o primeiro produto de sua recém-lançada empresa xAI “já é superior” ao ChatGPT 3.5 em vários aspectos

O bot foi projetado para responder “com um pouco de sagacidade e tem um traço de rebeldia”, de acordo com o anúncio.
Por Vlad Savov
06 de Novembro, 2023 | 06:34 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — Elon Musk revelou seu próprio bot de inteligência artificial (IA) para desafiar o ChatGPT, afirmando que o protótipo já é superior ao ChatGPT 3.5 em vários benchmarks.

Batizado de Grok, é o primeiro produto da empresa xAI de Musk e agora está em testes com um grupo limitado de usuários dos Estados Unidos. O Grok está sendo desenvolvido com dados da rede social X de Musk, antigo Twitter, e, portanto, está mais bem informado sobre os últimos acontecimentos do que os bots alternativos com conjuntos de dados estáticos, segundo o site da empresa.

Ele também foi projetado para responder “com um pouco de sagacidade e tem um traço de rebeldia”, de acordo com o anúncio.

No início deste ano, Musk estava entre os signatários de uma petição que pedia uma pausa no avanço dos modelos de IA para permitir o desenvolvimento de protocolos de segurança compartilhados.

PUBLICIDADE

“Assinei aquela carta sabendo que era inútil”, publicou no domingo o bilionário proprietário da X e CEO da Tesla (TSLA). “Eu só queria que ficasse registrado que eu recomendava uma pausa”.

O presidente dos EUA, Joe Biden, acabou de assinar uma ordem executiva para a supervisão da IA, com o objetivo de estabelecer padrões para proteções de segurança e privacidade, enquanto líderes tecnológicos e acadêmicos debatiam os riscos da tecnologia na AI Safety Summit do Reino Unido na semana passada.

O Grok é o produto de dois meses de desenvolvimento, segundo o anúncio da xAI, e será oferecido a todos os usuários do X Premium+ depois que sair da fase de testes. Musk falou sobre sua ambição de transformar o X, além de sua base como plataforma social, em um aplicativo do tipo “faça tudo”, semelhante ao WeChat da Tencent Holding na China. A Grok seria uma parte essencial do desenvolvimento disso - embora a xAI seja uma empresa separada, ela diz que pretende trabalhar em estreita colaboração com o X, a Tesla e outras empresas.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Bill Gates, Eric Schmidt e Michael Dell se unem a bilionários tech em fundo de VC

O ChatGPT consegue tirar a certificação CFA? Pesquisadores do JPMorgan fazem o teste