Elon Musk anuncia o xAI, rival para o ChatGPT, após pedir pausa em pesquisas

Empreendedor durante meses sugeriu que lançaria de fato uma alternativa ao robô de IA generativa da OpenAI, empresa em que investiu há alguns anos

Musk
Por Tom Giles
13 de Julho, 2023 | 05:48 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — Elon Musk vem insinuando há meses que deseja desenvolver algo semelhante ao popular chatbot de inteligência artificial (IA) generativa ChatGPT e agora ele declarou a criação da empresa xAI, que tem como objetivo “entender a verdadeira natureza do universo”.

Em seu site, a xAI afirma que sua nova equipe será liderada por Musk e composta por executivos que já colaboraram com uma ampla gama de empresas na vanguarda do campo da IA, como a DeepMind do Google, a Microsoft (MSFT) e a Tesla (TSLA), além de entidades educacionais como a Universidade de Toronto.

Em março passado, Musk e Jared Birchall, que administra o escritório da família de Musk, fundaram uma empresa chamada xAI, de acordo com um documento registrado na Secretaria de Estado de Nevada.

Musk sempre questionou publicamente a OpenAI, a startup de inteligência artificial em ascensão e criadora do ChatGPT. Também chegou a pedir publicamente a suspensão de pesquisas sobre a IA.

PUBLICIDADE

O jornal Financial Times informou em abril passado que o bilionário estava em negociações com investidores da Tesla e da Space Exploration Technologies para ajudar a financiar uma startup de inteligência artificial, de acordo com fontes não identificadas familiarizadas com o assunto.

De acordo com o jornal, Musk comprou milhares de processadores da Nvidia (NVDA) para esse novo projeto.

Apesar de seu trabalho com IA, Musk estava entre um grupo de pesquisadores e líderes do setor de tecnologia que, no início deste ano, pediu aos desenvolvedores que parassem de treinar modelos poderosos de IA.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Musk, Wozniak e líderes tech pedem pausa em IA e sistemas como ChatGPT

Febre da inteligência artificial responde por todo o ganho do S&P500, diz SocGen