IR: O Leão tem fome de NFTs

Também no Breakfast: Mercados vão às compras, apesar de incertezas com guerra e salto do petróleo; Brasil deve deter inflação e EUA ter cautela, diz mentor do BRIC e Quase 2,4 bi mulheres não possuem mesmos direitos econômicos dos homens

Tempo de leitura: 6 minutos

Bom dia! Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças.

O prazo para a declaração do Imposto de Renda começou na segunda-feira (7) e vai até 29 de abril. Diferentemente do ano passado, quando houve um prolongamento do prazo de envio, por conta da pandemia de covid, o contribuinte que acertar as contas com o Leão até o prazo final receberá multa pelo atraso.

Com as criptomoedas ganhando cada vez mais espaço na carteira dos investidores, é preciso ficar atento: desde o ano passado os ativos digitais também exigem declaração à Receita Federal.

Neste ano, a classe ganhou uma atualização na declaração do IR, passando a incluir a obrigatoriedade de declarar a posse de tokens não-fungíveis (NFTs) e de stablecoins.

A regra vale para todos os tipos de NFTs, não apenas para obras de arte digitais e colecionáveis como CryptoPunks, mas também NFTs de jogos em blockchain, como os personagens de Axie Infinity.

PUBLICIDADE

✳️ A Bloomberg Línea conversou com especialistas para entender como funciona a tributação de criptoativos, incluindo as criptomoedas, quem deve pagar imposto e como declarar os ativos.

Possibilidade de venda de itens sem ter de se desfazer deles vira oportunidade no mercado de leilão de objetos pessoais via NFTsdfd

Na trilha dos Mercados

Após quatro dias de queda, os mercados de ações na Europa e nos Estados Unidos terão de decidir entre aproveitar as pechinchas ou se resguardar. Se por um lado o mantra “comprar na baixa” soa tentador, por outro a guerra e escalada dos preços do petróleo conformam um cenário que pede cautela.

⬆️ Nos primeiros negócios da manhã, as posições de compra ganhavam a predileção dos investidores das bolsas europeias e de futuros de índices norte-americanos. Os preços do ouro há pouco caíam, enquanto os investidores pediam prêmios mais altos para carregar os títulos soberanos. 

🛢️ Para o alto e além

O petróleo continua nas alturas. Ontem, o presidente americano Joe Biden desferiu um novo golpe à Rússia. Os EUA proibiram as importações de combustíveis fósseis russos, incluindo petróleo. Com isso, se intensificam os esforços ocidentais para cercar a economia russa, mas também aumentam as pressões sobre os mercados globais de combustíveis.O barril do petróleo tipo Brent chegou a superar os US$ 130 nesta manhã, enquanto o WTI se aproximou dos US$ 126.  

😮‍💨 Difícil missão

Os bancos centrais estão numa sinuca de bico. Se já foi difícil tomar a decisão de elevar os juros para controlar a inflação de demanda - como no caso do Federal Reserve (Fed), que deve começar este mês a elevar o custo do dinheiro - agora, com a pressão inflacionária vinda das commodities, as manobras ficaram ainda mais difíceis. Os bancos centrais terão de dosar muito bem o aperto monetário, de modo que não prejudique a expansão econômica.

✳️ Grande expectativa

O mercado conhecerá amanhã a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). E também a inflação ao consumidor dos Estados Unidos, que se encontra no maior nível desde 1982.

Investidores vão às comprasdfd

🟢 As bolsas ontem: Dow (-0,56%), S&P 500 (-0,72%), Nasdaq (-0,28%), Stoxx 600 (-0,51%), Ibovespa (-0,35%)

Em uma sessão marcada pela volatilidade, os principais índices norte-americanos fecharam novamente com perdas, após registrarem na segunda-feira a pior sessão até agora neste ano. Apesar dos ganhos em alguns momentos do dia, os índices acionários sucumbiram à preocupação com a guerra na Ucrânia. Durante o dia, o governo americano anunciou o embargo do petróleo e gás da Rússia, intensificando as sanções contra aquele país após sua invasão.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados

No radar

Esta é a agenda prevista para hoje:

• EUA: Ofertas de Emprego JOLTs/Jan; Pedidos e Juros de Hipotecas MBA; Estoques de Petróleo Bruto; Atividade das refinarias de Petróleo pela EIA/Semanal; Produção e Estoques de Gasolina

• Europa: Itália (Produção Industrial/Jan)

• Ásia: Japão (Encomendas de Ferramenta Mecânica, PIB/4T21, Massa Monetária M2, Oferta Monetária M3); China (IPC/Fev)

• América Latina: Brasil (Produção Industrial/Jan; Fluxo Cambial Estrangeiro); México (IPC/Fev); Argentina (Produção Industrial/Jan)

📌 E para amanhã:

• EUA: IPC/Fev, Pedidos Iniciais de Seguro-Desemprego; Rendimento Real/Fev, Estoques de Gás Natural

• Europa: Cúpula de Líderes da UE; Alemanha (Saldo das Transações Correntes/Jan); Itália (IPP/Jan)

• Ásia: Japão (Gastos Domésticos/Jan, Índice BSI de Confiança dos Grandes Fabricantes)

• América Latina: Brasil (Vendas no Varejo/Jan)

• Bancos centrais: Decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre juros

Destaques da Bloomberg Línea

• Igualdade de gênero na AL: conheça startups que empoderam mulheres

• Santander compra 80% da WayCarbon de software de gestão ESG

• Conflito na Ucrânia: o que é paládio e por que o preço está subindo?

• Guerra na Ucrânia eleva demanda e preços de exportação do frango

Também é importante

A customer stands near an Apple Inc. logo at a store in Sydney, Australia, on Monday, Feb. 28, 2022. Australia is scheduled to release gross domestic product (GDP) figures on March 2. Photographer: Brent Lewin/Bloombergdfd

• Novidades do evento da Apple: novo iPad Air, IPhone SE e Mac. A Apple apresentou versões 5G de seu celular de baixo custo, o iPhone SE e o tablet iPad Air, bem como um computador desktop Mac redesenhado com processador mais rápido, iniciando o que provavelmente será o ano mais produtivo até agora para lançamentos de novos produtos.

Brasil deixa de exportar banana, melão e melancia a Rússia e Ucrânia. A Agrícola Famosa, uma das principais exportadoras de frutas do Brasil para a Europa, suspendeu a exportação de banana, melão e melancia para Rússia e Ucrânia devido ao conflito bélico na região, confirmou o CEO da companhia sediada no Ceará, Luiz Roberto Barcelos, nesta terça-feira (8).

ETF baseado em lideranças femininas começa a ser negociado na B3. Começou a ser negociado nesta terça (8), Dia Internacional da Mulher, o fundo de índice Mulheres na Liderança. Sob o código ELAS11, o ETF replica o Índice Teva Mulheres na Liderança, formado por ações de empresas que se destacam no Brasil pela representatividade de mulheres em cargos de liderança.

Brasil deve deter inflação e EUA ter cautela, diz mentor do BRIC. Jim O’Neill, o proeminente economista que cunhou o conhecido acrônimo BRIC para os maiores mercados emergentes, aconselha o Banco Central do Brasil a combater a inflação, mesmo quando adverte que o Federal Reserve nos EUA deve ser cauteloso sobre seu aperto monetário. “A única razão pela qual eu coloquei o Brasil no BRIC é porque eu considerei que o país era sério sobre tentar controlar a inflação.”

Opinião Bloomberg

Inflação? Guerra? Analistas de ações mantêm recomendações de compra

As ações nos Estados Unidos tiveram a maior queda em 17 meses na segunda-feira, mas a mentalidade de “comprar na baixa” continua viva no país – e os analistas de ações são parte do motivo pelo qual provavelmente ela sobreviverá por algum tempo. A pesquisa sobre ações individuais é tão otimista quanto em duas décadas com base em algumas medidas.

Não é de admirar que os investidores não consigam largar o vício das ações, apesar da maior guerra terrestre na Europa estar em curso desde a Segunda Guerra Mundial, e dos preços da energia ameaçarem exacerbar a pior inflação em 40 anos. Mesmo com o índice S&P 500 caindo 12% em relação ao seu recorde recente, os investidores estão sendo informados repetidamente que a maioria das ações individuais tem um futuro brilhante. Desse ponto de vista, é claro, toda venda parecerá uma oportunidade de compra.

Pra não ficar de fora

Grupo busca alcançar pelo menos 30% de participação de mulheres nos conselhos de administração das empresas do IBrX100 da B3 até 2025dfd

Apesar de serem maioria na população brasileira, a representatividade feminina nos quadros de alto escalão das companhias negociadas na B3 ainda é baixo. Conforme um estudo da própria companhia que opera a Bolsa de São Paulo, das 408 empresas analisadas em levantamento divulgado em outubro, 61% não têm uma única mulher entre seus diretores estatutários. Nos conselhos de administração, 45% não têm qualquer participação feminina.

👩‍💻 O 30% Club está firme no propósito de mudar esse cenário e conectar as conselheiras às companhias. Trata-se de um grupo de campanha de presidentes de empresas e CEOs que atuam para aumentar a diversidade de gênero em conselhos e equipes de gerenciamento sênior.

💪🏽 O grupo foi criado no Reino Unido em 2010 pela londrina Helena Morrissey com o objetivo de atingir um mínimo de 30% de representação feminina nos conselhos de administração das empresas FTSE 100. A campanha está presente atualmente em mais de 15 países e chegou ao Brasil em 2019.

Leia também:

Apenas 3 em cada 10 mulheres tomam decisões financeiras na América Latina

Quase 2,4 bi mulheres não possuem mesmos direitos econômicos dos homens

Quer receber o Breakfast por e-mail? Registre-se gratuitamente no nosso site. E aqui você encontra as edições anteriores de nossa newsletter.

Edição: Michelly Teixeira | News Editor, Europe

Por hoje é só. Bom dia e obrigado por ler nossa newsletter!