PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil

PIB cai 0,1%, puxado pelo agro, e Brasil entra em recessão

Economia recuou pelo segundo trimestre seguido, mas acumulando avanço de 5,7% em relação ao mesmo período de 2020

PIB do agronegócio puxa queda da economia brasileira
02 de Dezembro, 2021 | 09:09 am
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — A economia brasileira recuou 0,1% no segundo trimestre de 2021, na comparação com o segundo trimestre, puxada por uma queda de 8% do setor agropecuário. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUBLICIDADE

Com esse resultado, o país entra na chamada recessão técnica pelo segundo recuo sucessivo no indicador. O PIB ficou no patamar do fim de 2019 e início de 2020, pré-pandemia, e ainda 3,4% abaixo do ponto mais alto da série histórica.

Veja mais: PetroRio marca presença em carteiras recomendadas para dezembro

PUBLICIDADE
  • Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, cresceu 4%.
  • No acumulado do ano até o mês de setembro, o PIB brasileiro apresenta avanço de 5,7% em relação a igual período de 2020

O recuo na agropecuária de 8% foi consequência do encerramento da safra de soja, que também acabou impactando as exportações, escreveu o instituto, em nota.

Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, a colheita da soja, por ser muito mais concentrada nos dois primeiros trimestres, impacta no resultado.

  • Já o crescimento dos serviços foi puxado por outras atividades, que reúnem diversos serviços prestados às famílias.
  • A indústria, que responde por cerca de 20% do PIB nacional, ficou estável no trimestre. Houve crescimento apenas na construção

Pela ótica da demanda, o consumo das famílias aumentou 0,9% na comparação com o trimestre anterior. E o consumo do governo também cresceu 0,8%.

No setor externo, as exportações de bens e serviços apresentaram queda de 9,8%, enquanto as importações de bens e serviços recuaram 8,3% no terceiro trimestre de 2021 frente ao segundo trimestre.

Leia também

PUBLICIDADE

Membros do BTS embolsam US$ 8,4 milhões com vendas de ações da Hybe

Bolsas operam voláteis, com NY e Europa em rumos opostos

Ana Siedschlag

Ana Carolina Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.