Negócios

Elon Musk vai mudar sede da Tesla da Califórnia para o Texas

Relacionamento do empresário com o Estado azedou na primeira onda de covid, quando o condado de Alameda ordenou a suspensão da produção e ele chamou a regra sanitária de fascista

CEO Elon Musk mudará sede da empresa para o Texas
Por Dana Hull e Gabrielle Coppola
07 de Outubro, 2021 | 08:38 pm
Tempo de leitura: 2 minutos

A Tesla Inc. mudará sua sede corporativa para Austin, Texas, onde uma nova fábrica para o Modelo Y e o futuro Cybertruck estão quase concluídas. O CEO Elon Musk anunciou a mudança na quinta-feira durante a reunião de acionistas da fabricante de veículos elétricos da fábrica de Austin.

A Tesla está sediada em Palo Alto, Califórnia, o frondoso subúrbio do Vale do Silício que abriga a Universidade de Stanford e várias gestoras de venture capital, desde sua fundação em 2003. Mas a empresa cresceu de uma startup fragmentada para se tornar a automobilística mais valiosa do mundo e no Texas - localizado centralmente entre as duas costas - tornou-se seu centro de gravidade nos EUA.

Musk disse que a Tesla não está abandonando a Califórnia, observando que a fabricante de carros elétricos continuará a expandir a fabricação no estado. A empresa ainda pretende aumentar a produção em sua fábrica de veículos em Fremont - e em sua fábrica de baterias em Nevada - em 50%.

“Continuaremos expandindo nossas atividades na Califórnia. Não se trata da Tesla deixando a Califórnia “, disse ele.

PUBLICIDADE

O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, e a agência de desenvolvimento econômico do estado não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Musk mudou-se para o Texas para se concentrar em duas grandes prioridades para suas empresas: o novo veículo Starship da SpaceX, em desenvolvimento na costa do Golfo perto de Brownsville, e a Tesla’s Gigafactory em Austin. O Texas não cobra imposto de renda pessoal, enquanto a Califórnia impõe a maior arrecadação de renda pessoal do país aos residentes mais ricos.

Musk, a pessoa mais rica do mundo de acordo com o Índice Bloomberg Billionaires, mudou sua fundação privada para o Texas em dezembro.

O Texas é o terceiro maior mercado da empresa nos EUA, depois da Califórnia e da Flórida, embora anos de oposição das concessionárias de automóveis signifiquem que ela não pode vender seus carros elétricos diretamente lá.

PUBLICIDADE

Planta Fechada

Em 2010, a Tesla comprou uma fábrica fechada de automóveis na Baía de São Francisco, em Fremont. Aproximadamente 10 mil pessoas trabalham na fábrica, uma antiga joint venture entre a General Motors Co. e a Toyota Motor Corp., e vários outros funcionários da Tesla trabalham em showrooms, centros de serviços e escritórios em toda a região.

O relacionamento de longo prazo de Musk com a Califórnia azedou na primavera de 2020 durante a primeira onda do coronavírus. Quando o condado de Alameda ordenou que a produção parasse na fábrica da Tesla em Fremont, Musk desafiou abertamente as autoridades de saúde pública, fechando a planta tarde e reabrindo mais cedo, chamando as regras de “fascistas” em uma divulgação de resultados.

Ele processou brevemente o condado, mas a Tesla continuou a expandir sua presença no Golden State. Uma nova “Megafactory” que fará Mega packs - o produto de armazenamento de energia que a Tesla vende para concessionárias - está em construção na cidade de Lathrop, no Vale Central.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Brasil sai da lista vermelha para entrada no Reino Unido

Investidora bilionária ensina finanças para mulheres com poker online

Quem são os nomes mais influentes do agro na lista 500 da AL?