Audiência da cerimônia de abertura das Olimpíadas cai nas redes de TV dos EUA

Mudança de hábito de visualização representa desafio para o canais tradicionais de televisão

Mudança de hábito reduz audiência dos jogos
Por Gerry Smith
26 de Julho, 2021 | 02:36 PM

Bloomberg — A audiência da NBC para a cerimônia de abertura das Olimpíadas caiu drasticamente, um primeiro sinal dos desafios que a rede de televisão enfrenta para atrair um grande público durante uma pandemia em meio a uma mudança nos hábitos de visualização.

Na sexta-feira, a cerimônia de abertura em Tóquio atraiu cerca de 17 milhões de espectadores, incluindo pessoas que acompanharam o evento nas plataformas digitais da NBC. Isso foi cerca de 36% abaixo da cerimônia de abertura no Rio em 2016, que atraiu cerca de 26,5 milhões de pessoas.

A cerimônia de abertura das Olimpíadas começou na sexta-feira às 7h (horário do leste) ou 20h na hora local em Tóquio. Mais tarde, a NBC voltou a transmitir a cerimônia, às 19h30, nos EUA.

O aplicativo NBC Sports e o NBCOlympics.com também transmitiram a versão gravada do horário nobre.

PUBLICIDADE

No sábado, a NBC teve alguns ganhos de audiência, com sua cobertura matinal da TV a cabo crescendo 24% em relação ao dia correspondente no Rio, de acordo com a NBC. Além disso, o serviço de streaming da NBC, Peacock, teve o seu sábado mais assistido.

Até agora, os espectadores assistiram 21% mais minutos das Olimpíadas de Tóquio do que dos jogos do Rio em 2016.

Como os outros eventos olímpicos deste ano, a cerimônia de abertura foi mais silenciosa, ocorrendo dentro de um local quase vazio depois que os organizadores dos Jogos Olímpicos baniram a maioria dos espectadores devido ao aumento de casos de Covid-19 em Tóquio.

Leia mais em Bloomberg.com