Revisões do CPI dos EUA confirmam os dados de inflação do final do ano passado

Agência de estatísticas americana publicou dados revisão do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) nesta sexta

Consumidores em Nova York
Por Matthew Boesler
09 de Fevereiro, 2024 | 11:54 AM

Bloomberg — A inflação nos EUA medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) se manteve praticamente no mesmo patamar no final do ano passado após a revisão anual da agência de estatísticas dos EUA, de acordo com novos dados publicados na sexta-feira (9).

Os preços ao consumidor, excluindo alimentos e energia, subiram a uma taxa anualizada de 3,3% nos últimos três meses de 2023, igualando a leitura anterior, mostraram dados do Bureau of Labor Statistics.

LEIA +
IPCA: alta da inflação de serviços reforça a cautela do Copom, dizem economistas
No Surprises in Annual CPI Revision | Core consumer price index little changed in recent monthsdfd

As revisões para a leitura geral também foram mínimas, embora o aumento mensal de dezembro tenha sido reduzido para um avanço de 0,2%, em vez de 0,3%.

Os números do CPI de janeiro, previstos para serem divulgados na próxima terça-feira, devem mostrar que o núcleo avançou 0,3% pelo terceiro mês consecutivo, representando um leve aumento em uma base anualizada de três meses.

PUBLICIDADE

O BLS regularmente revisa os dados mensais do CPI para remover fatores sazonais que afetam os números, como trocas de modelos e compras de fim de ano. No início de cada ano, a agência reavalia esses fatores para acompanhar as últimas tendências, daí as revisões anuais.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Biden rebate acusações sobre acuidade mental, mas nova gafe reacende críticas

Totvs: por que o CEO espera um resultado melhor em 2024 após queda na margem