Minério de ferro cai em dia de volume baixo antes de feriado prolongado na China

Cotação do principal produto da Vale recuou nesta sexta-feira em Singapura; China inicia feriado do Ano Novo Lunar, de oito dias, neste sábado

Caminhão em mina da Rio Tinto
Por Liz Ng "Liz"
09 de Fevereiro, 2024 | 10:44 AM

Bloomberg — O minério de ferro, principal produto da Vale (VALE3), recuou nesta sexta-feira (9) em Singapura, com o volume de transações bastante reduzido na véspera do Ano Novo Lunar e investidores de olho em sinais de uma possível melhora da demanda após o feriado de uma semana na China.

Os futuros da matéria-prima siderúrgica chegaram a ser negociados em queda de 2,3%, a US$ 125,60 a tonelada. Persistem dúvidas sobre a força da economia chinesa e, em particular, sobre os planos do governo para estimular os setores de construção e imobiliário, cruciais para a demanda por aço.

LEIA +
Cielo: acionistas se articulam por preço mais alto em oferta de Bradesco e BB

Do lado da oferta, a Bernstein estima que as principais produtoras de minério de ferro do mundo — Rio Tinto, Vale, BHP, Fortescue e Roy Hill — embarcarão 292,5 milhões de toneladas no primeiro trimestre, uma alta de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Isto ocorre em um momento em que a produção de aço da China deve permanecer baixa devido a uma desaceleração na atividade de construção durante os atuais meses de inverno, segundo relatório da Fitch Ratings.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Como esta fabricante transforma tratores antigos em high tech para desafiar a Deere

IPCA: alta da inflação de serviços reforça a cautela do Copom, dizem economistas