Ações sobem na Europa com ajuda de commodities e perspectiva de corte dos juros

Investidores acompanham nesta sexta (12) o início da temporada de balanços corporativos nos EUA, com a divulgação dos números de grandes bancos

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
12 de Abril, 2024 | 07:13 AM

Bloomberg Línea — As ações europeias registram o maior avanço em mais de dois meses nesta sexta-feira (12), impulsionadas pelas crescentes tensões no Oriente Médio, que elevaram os preços das commodities, e pela perspectiva de cortes nos juros na zona do euro, que beneficiou setores mais sensíveis às taxas.

Os futuros de ações dos Estados Unidos, contudo, recuam nesta manhã após fortes ganhos em Wall Street na quinta-feira (11). O alívio de que os dados de preços ao produtor (PPI) não continham más notícias adicionais sobre o front da inflação ajudou a impulsionar um salto de 1,7% no índice Nasdaq 100, enquanto o S&P 500 subiu 0,74%.

Entre as commodities, o petróleo tipo Brent subiu acima de US$ 90 o barril enquanto os traders analisam como o Irã irá responder a um ataque, na semana passada, ao seu complexo diplomático na Síria.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

PUBLICIDADE

🇨🇳 Demanda externa. As exportações da China despencaram 7,5% em dólares em março na base anual, frustrando as esperanças de que as vendas em alta no exterior compensariam a fraca demanda interna e impulsionariam o crescimento na segunda maior economia do mundo.

📈 Alta dos metais. O ouro disparou para um novo recorde, impulsionado pelas tensões crescentes no Oriente Médio. O metal precioso subiu até 1,2%, para US$ 2.400,67, enquanto a prata era negociada no nível mais alto desde fevereiro de 2021.

📊 “7 Magníficas”. O grupo de ações que inclui Apple, Tesla, Alphabet, Microsoft, Nvidia, Amazon e Meta já responde por quase 30% do índice S&P 500 – um peso recorde. O movimento vem após um amplo rali nas ações de tech e ocorre apesar de performances fracas de algumas dessas empresas no ano.

PUBLICIDADE

🏦 Safra de balanços: Grandes bancos, como JPMorgan, Wells Fargo e Citigroup, iniciam hoje a temporada de resultados do 1º tri nos EUA. Os investidores estarão atentos aos guidances e aos comentários sobre os principais drivers de lucro, como receita líquida e investment banking.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Breakfast 12/04/2024dfd
🔘 As bolsas ontem (11/04): Dow Jones Industrials (-0,01%), S&P 500 (+0,74%), Nasdaq Composite (+1,68%), Stoxx 600 (-0,40%), Ibovespa (-0,51%)
Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.