A causa da morte de Pepe Mujica: esta era a doença de que ele sofria

O ex-presidente do Uruguaio estava prestes a completar 90 anos e tinha um câncer no esôfago

.
13 de Maio, 2025 | 06:30 PM

Bloomberg Línea — José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu aos 89 anos nesta terça-feira (13) em Montevidéu, a dez dias de completar 90 anos. O tumor maligno detectado em seu esôfago havia progredido para um estágio terminal, e o ex-presidente estava em cuidados paliativos com seus entes queridos.

O câncer de Mujica foi confirmado publicamente em 29 de abril de 2024, quando ele revelou que, após passar por um exame médico, descobriu um tumor em seu esôfago. Na ocasião, ele explicou que seu estado era ainda mais grave, pois sofria de um distúrbio imunológico crônico há mais de duas décadas.

PUBLICIDADE

Leia também: Morre José Mujica, ex-guerrilheiro que se tornou presidente do Uruguai

Embora o diagnóstico tenha sido feito em estágio inicial, as possibilidades de tratamento eram limitadas devido a sua condição imunológica preexistente. A combinação de ambos os fatores complicou a progressão da doença desde o início.

Últimos Dias

O ex-presidente Mujica, que liderou o Uruguai entre 2010 e 2015, não participou das eleições regionais do último fim de semana, algo que não acontecia há quatro décadas.

PUBLICIDADE

Essa ausência, sem precedentes em sua história política, alimentou rumores sobre uma possível piora em seu estado de saúde. Apesar da ausência, a Frente Ampla — sua força política — conseguiu manter o controle de Montevidéu.

“O melhor possível”: assim Lucía Topolansky, esposa de Mujica, descreveu a reta final da vida do ex-presidente. A ex-vice-presidente e atual senadora enfatizou que esse período foi atravessado com o apoio constante de sua família e entes queridos.

As dúvidas sobre a condição física de Mujica vinham crescendo nos últimos dias, e sua ausência na eleição foi interpretada como um sinal de deterioração. Topolansky, no entanto, enfatizou o papel fundamental do cuidado íntimo que envolveu Mujica nesse processo final: “o melhor possível”.

PUBLICIDADE

Informações oficiais

“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta, querido velho. Obrigado por tudo o que nos deu e pelo seu profundo amor ao seu povo”, publicou em suas redes sociais o presidente uruguaio Yamandú Orsi, que, assim como Mujica, pertence à Frente Ampla.