SpaceX: próximo lançamento do foguete Starship pode ocorrer ainda em novembro

Foguete é peça central na ambição do CEO Elon Musk de levar cargas e, eventualmente, seres humanos para a Lua e Marte

Starship estava inoperante desde que explodiu durante seu primeiro voo em 20 de abril
Por Eric Johnson e Dana Hull
04 de Novembro, 2023 | 09:38 AM

Bloomberg — A SpaceX informou que poderá realizar o segundo teste de voo de seu foguete Starship já em meados de novembro, e que está esperando apenas a aprovação dos reguladores dos Estados Unidos.

Esse foguete é peça central na ambição do CEO Elon Musk de levar cargas e, eventualmente, seres humanos para a Lua e Marte. Ele estava inoperante desde que explodiu durante seu primeiro voo em 20 de abril.

A SpaceX divulgou a data provisória de lançamento em seu site na sexta-feira (3), vários dias após a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos ter concluído uma revisão de segurança focada nos possíveis impactos na saúde pública e na propriedade.

O relatório da FAA faz parte de uma avaliação mais ampla necessária antes que a Space Exploration Technologies, como é formalmente conhecida a empresa, possa realizar outro teste de voo.

PUBLICIDADE

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA ainda está realizando sua análise com a FAA. A agência ambiental tem até 135 dias para emitir uma opinião revisada, mas disse em um comunicado na semana passada que não espera utilizar todo esse tempo.

“A consulta ainda está em andamento, então não temos atualizações de cronograma”, disse Aubry Buzek, de assuntos públicos do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA no Texas, em uma mensagem por e-mail.

Um porta-voz da FAA disse que a agência ainda não tinha atualizações.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Amazon lança satélites para testar serviços de internet, de olho na SpaceX

SpaceX coloca em órbita o maior satélite de comunicações do mundo, de 9 toneladas

Fortuna de Elon Musk encolhe US$ 13 bilhões em dia turbulento