Musk é elogiado por Bolsonaro em viagem surpresa ao Brasil

Presidente destacou a compra do Twitter em encontro com Musk e um grupo de empresário em um hotel a cerca de 110 quilômetros de São Paulo

Musk, respondendo a perguntas de alunos antes das declarações de Bolsonaro, falou sobre o impacto positivo dos carros autônomos na economia
Por Walter Brandimarte e Simone Iglesias
20 de Maio, 2022 | 03:53 PM
Últimas cotações

Bloomberg — Os esforços de Elon Musk para comprar o Twitter (TWTR) receberam o apoio entusiástico do presidente Jair Bolsonaro durante sua visita surpresa ao Brasil, onde alegações de notícias falsas se espalhando pelas mídias sociais são um assunto quente antes das eleições presidenciais de outubro.

O homem mais rico do mundo foi convidado pelo governo brasileiro para discutir investimentos no país, implementação de novas tecnologias para monitorar o desmatamento da Amazônia e um plano para levar internet de banda larga a regiões distantes, incluindo escolas rurais e comunidades indígenas, disse o Ministério das Comunicações em uma declaração na sexta-feira.

Mas foi a compra do Twitter que foi destacada por Bolsonaro quando os dois conversaram com um grupo de empresários e estudantes reunidos em um hotel a cerca de 110 quilômetros de São Paulo, onde ocorreu o encontro.

“Recebemos seu anúncio sobre a compra do Twitter como um sopro de esperança”, disse Bolsonaro a Musk, chamando-o de protetor da liberdade. “O mundo inteiro está sofrendo com pessoas que estão dispostas a roubar essa liberdade de nós.”

PUBLICIDADE

Musk se tornou ainda mais popular entre os apoiadores de Bolsonaro depois de anunciar que queria assumir o controle do Twitter para defender a “liberdade de expressão”. O próprio presidente brasileiro teve várias postagens de mídia social derrubadas pelo Twitter e Facebook (FB) depois que as empresas determinaram que ele estava espalhando falsidades sobre tópicos como a pandemia de covid-19 e a segurança do sistema de votação eletrônica do Brasil.

Bolsonaro, que está sendo investigado no Brasil por supostamente espalhar notícias falsas, vem intensificando sua retórica contra o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral, levantando preocupações de que ele possa contestar o resultado das eleições de outubro se perder.

Musk, respondendo a perguntas de alunos antes das declarações de Bolsonaro, falou sobre o impacto positivo dos carros autônomos na economia, com a abertura de mais postos para desenvolver a tecnologia e os veículos do que o fechamento de empregos de motorista.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Quem são os executivos que vão se encontrar com Musk no Brasil

Elon Musk chega ao Brasil para reunião com Bolsonaro e empresários