PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Internacional

Citi assusta com previsão de 4 altas de juro de 0,5 ponto este ano pelo Fed

Expectativa é que taxa de referência suba para um intervalo entre 3,5% e 3,75% no próximo ano, afirmaram analistas do banco

Sello de la Fed
Por Scott Lanman
25 de Março, 2022 | 01:43 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Economistas do Citigroup (C) revisaram a previsão para os aumentos na taxa básica de juros nos Estados Unidos este ano e agora projetam 2,75 pontos percentuais — sendo quatro altas consecutivas de 0,50 ponto — para combater a inflação persistente.

Além disso, “esperamos que o Fed continue aumentando os juros em 2023”, levando a taxa de referência para um intervalo entre 3,5% e 3,75%, afirmaram analistas liderados por Andrew Hollenhorst em relatório distribuído nesta sexta-feira (24).

A estimativa do Citi é muito mais alta do que o patamar de 2,8% que corresponde à mediana das projeções divulgadas por integrantes do Federal Reserve na semana passada. “Os riscos para a taxa ainda são de superação desse nível diante do risco de maior alta da inflação”, acrescentaram os economistas.

De acordo com as projeções do Fed, as autoridades esperam acréscimos de 0,25 ponto percentual em cada uma das seis reuniões que restam este ano. Na semana passada, o banco central elevou a taxa básica em 0,25 ponto e encerrou um período de dois anos em que o custo de captação se manteve perto de zero.

PUBLICIDADE

O cenário anterior do Citigroup contemplava elevação de 2 pontos percentuais em 2022. Seus economistas agora esperam acréscimos de 0,50 ponto em todas as próximas quatro reuniões, mais dois aumentos de 0,25 ponto em outubro e dezembro. No entanto, o relatório enfatiza que esses dois últimos acréscimos também podem ser de 0,50 ponto percentual caso a inflação permaneça acima de 5%.

Os economistas do Citi alertam que o Fed poderia anunciar um aumento de 0,75 ponto “se a inflação se acelerar inesperadamente ou se as expectativas de inflação de longo prazo subirem rapidamente”. Um exemplo seria a expectativa de inflação passar de 3,5% na sondagem com consumidores realizada pela Universidade de Michigan.

No Goldman Sachs (GS), os economistas esperam que o Fed eleve os juros em 0,50 ponto percentual nas próximas duas reuniões, em maio e junho, e em 0,25 ponto percentual nas quatro reuniões restantes de 2022. Para 2023, a previsão do Goldman é de três acréscimos, sendo um aumento por trimestre nos primeiros nove meses do ano.

(Correção da projeção para aumento de juros em 2022 no último parágrafo)

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também