Ano Novo Chinês: Um guia para os mercados decifrarem o ‘Ano do Tigre’

Investidores buscam qualquer coisa que ajude a tirar as ações do país do chamado território de correção

Mercados ocidentais tentam decifrar indicadores econômicos locais
Por Bloomberg News
29 de Janeiro, 2022 | 04:52 PM

Bloomberg — A China está entrando no feriado do Ano Novo Lunar na próxima semana com investidores locais e estrangeiros à procura de qualquer coisa que ajude a tirar as ações do país do chamado território de correção.

A queda de 20% do índice CSI 300 (SHA), desde sua máxima um ano atrás, mostrou que será preciso mais do que uma mudança na política monetária do banco central para retomar a confiança dos investidores.

O intervalo de uma semana nos negócios oferece uma oportunidade importante para os traders avaliarem qualquer melhora no sentimento do consumidor, já que centenas de milhões de pessoas viajam para ver familiares e amigos, participam de banquetes e mudam seu foco de atenção do trabalho para o lazer em família.

Embora as comemorações provavelmente sejam muito mais moderadas do que as anteriores por causa da pandemia, o dinheiro gasto durante esta semana pode dizer muito aos investidores sobre as perspectivas de uma série de setores, além de ações particulares.

PUBLICIDADE

Aqui estão algumas áreas importantes a serem observadas:

Viagens

As autoridades se comprometeram a adaptar os controles sanitários às condições locais em diferentes áreas e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma disse que quer “liberar o potencial de consumo” durante a temporada de recesso.

  • Qualquer aumento no consumo deve fluir para o índice CSI All Share Hotels, Restaurants and Leisure Index, e empresas como Shanghai Jinjiang International Hotels Co. (-4% no acumulado do ano) e Utour Group Co. (+22% no acumulado do ano). As ações da Shanghai International Airport Co. (+8,1% no ano) e Guilin Tourism Co. (+10%) subiram no último dia de negociação antes do feriado em meio a apostas de que as viagens aumentarão.
  • Os números de passagens por plataformas de reservas de viagens, como Feizhu e Tongcheng Travel Holdings Ltd., do Alibaba Group Holding Ltd. (+9,3% no acumulado do ano), também podem oferecer informações para complementar os dados oficiais.
  • A China projeta que o número de viagens de passageiros feitas durante o próximo feriado e até 25 de fevereiro aumentará 36% em relação a 2021, embora ainda seja 60% menor que os níveis pré-covid.

Restaurantes e comida

Espera-se que os banquetes em restaurantes sejam menores e mais modestos do que nos anos anteriores, mas acredita-se que ocorrerá um crescimento nos pedidos para viagem e nas refeições pré-feitas.

PUBLICIDADE
  • Fabricantes de alimentos embalados como Zhanjiang Guolian Aquatic Products Co. (+37% no acumulado do ano) e Guangzhou Restaurant Group Co. (-7,2% no acumulado do ano) se beneficiarão.
  • O sub-indicador CSI 300 Consumer Staples permanece 30% abaixo do pico do ano passado, com ações de destilarias como Kweichow Moutai Co. (-8% no acumulado do ano) e Wuliangye Yibin Co. (-11%) caindo novamente.
  • A Tsingtao Brewery Co. (-6,9% no acumulado do ano) pode ser uma das principais beneficiárias do aumento de viagens, dada a “população significativa de trabalhadores migrantes originários da província de Shangdong”, escreveram analistas da Sanford C Bernstein, incluindo Euan McLeish, em nota. Eles também citaram um aumento de 16% este ano no uso do aplicativo de refeições Dianping como um sinal positivo.

Entretenimento

O feriado também é conhecido como o pico da temporada de cinema na China, quando muitos dos filmes de maior bilheteria do ano são exibidos, fornecendo uma indicação antecipada da receita de bilheteria nos próximos trimestres.

  • Confira o CSI All Share Media Index e o CSI All Share Leisure Equipment & Products Index, que incluem as editoras de jogos Kunlun Tech Co. (-19% no acumulado do ano), Oriental Pearl Group Co. (-12%) e empresas cinematográficas como a China Film Co. (-3,4%), Mango Excellent Media Co. (-39%) e Beijing Enlight Media Co. (-18%).
  • Os investidores estão observando para ver se a receita de bilheteria pode ultrapassar o recorde de 7,8 bilhões de yuans (US$ 1,2 bilhão) estabelecido durante o feriado do ano passado.

Varejo

Os números oficiais de gastos no varejo divulgados no final da semana de férias também serão observados para avaliar o ritmo da recuperação do consumo.

  • Os traders também estão interessados nos gastos com lazer de inverno, que podem aumentar, já que o feriado se sobrepõe aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.
  • As vendas de equipamentos de esqui dobraram em algumas plataformas de comércio eletrônico, segundo o governo. As ações que podem ter uma alta incluem as da fabricante de equipamentos esportivos Toread Holdings Group Co. (-14% no acumulado do ano) e Fujian Snowman Co. (-32% no acumulado do ano).
  • O comércio eletrônico será uma área a ser analisada, bem como pela generosidade dos consumidores ao fornecer as versões eletrônicas dos tradicionais envelopes de dinheiro em pacote vermelho.

Reguladores

Os investidores também ficarão atentos a quaisquer reportagens da mídia estatal que sugiram um abrandamento ou aperto da regulação em setores duramente atingidos, como o das incorporadoras e grandes empresas de tecnologia.

  • Sinais positivos recentemente vieram de lideranças provinciais em Anhui, mencionando a redução dos pagamentos do setor de habitação. Mas estes são apenas pequenos passos e a ausência de interesse das incorporadoras na venda de terras locais significa que o estresse persiste.

Veja mais em bloomberg.com