PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Finanças pessoais

Como Wood e Buffett entregam rendimentos parecidos, apesar de antagonistas

Volatilidade das ações de tecnologia fez o ETF ARK Innovation flutuar, mas seu retorno total bateu a abordagem conservadora

Gestora do ETF ARK Innovation
Por Jan-Patrick Barnert
24 de Janeiro, 2022 | 01:33 pm
Tempo de leitura: 1 minuto
Últimascotações

Bloomberg — As abordagens de investimento de Cathie Wood e Warren Buffett são praticamente opostas. Mas nos últimos dois anos, seus investidores tiveram quase os mesmos resultados.

O ETF ARK Innovation, de Wood, e a Berkshire Hathaway, de Buffett, entregaram rendimentos de cerca de 35% nos últimos 24 meses, excluindo a contribuição dos dividendos. No entanto, os dois – que podem ser o exemplo supremo de estilos opostos de investimento – trilharam caminhos muito diferentes para chegar lá. O foco do ARK em ações de crescimento dinâmico foi cheio de altos e baixos, ao passo que a abordagem clássica de valor da Berkshire alcançou ganhos mais lentos e constantes.

PUBLICIDADE

O ETF ARK, que conta com a Tesla (TSLA), o Zoom (ZM) e o Coinbase (COIN) entre as maiores participações – dispararam quase 200% entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021, à medida que os investidores acumulavam ações de tecnologia. Contudo, o ETF foi duramente afetado nos últimos meses por uma liquidação no mercado, em meio a um aumento persistente nos rendimentos dos títulos e às expectativas de que o Federal Reserve realizará um aperto monetário mais agressivo.

Essas preocupações foram uma bênção para o estilo de investimento de Buffett, quando a mudança em todo o mercado para setores mais baratos e mais defensivos beneficiou sua abordagem orientada ao valor. Embora a maior participação da Berkshire seja a gigante de tecnologia Apple (AAPL), a consultora de investimentos também conta com as gigantes de bens de consumo Coca-Cola (COKE) e Kraft Heinz (KHC) entre suas principais, de acordo com um documento de novembro. Uma grande participação no Bank of America (BAC) também ajudou, pois os credores voltaram a ser favoráveis, já que as taxas devem subir.

Em termos de retorno total, considerando os dividendos, Wood superou ligeiramente Buffett, com um retorno de 39% para o ETF ARK em comparação com 35% para a Berkshire.

PUBLICIDADE

--Esta notícia foi traduzida por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE