PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Máscaras de pano podem não ser eficazes contra nova cepa

Maior problema das máscaras de pano é que elas não precisam atender a nenhum tipo de padrão de saúde

Consumidores costumavam buscar máscaras de pano porque poderiam ser lavadas, mas agora existem modelos reutilizáveis que atendem aos padrões de filtração
Por Irina Anghel
22 de Dezembro, 2021 | 03:25 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Com a chegada da variante ômicron, muitos pensam duas vezes antes de usar máscaras coloridas e reutilizáveis.

“Elas podem ser muito boas ou realmente ruins”, dependendo de qual tecido é usado, disse Trish Greenhalgh, professora de serviços básicos de saúde da Universidade de Oxford.

PUBLICIDADE

Máscaras de camada dupla ou tripla com uma combinação de materiais podem ser mais eficazes, mas a maioria dos revestimentos de pano são apenas “acessórios de moda”, de acordo com Greenhalgh.

A ômicron, altamente contagiosa, tem impulsionado casos de Covid no mundo todo, por isso governos endurecem as restrições para tentar impedir a propagação da cepa. No início do mês, o Reino Unido reintroduziu o uso de máscara obrigatória nos transportes públicos, lojas e em alguns ambientes fechados, depois de relaxar as regras no verão. Durante a pandemia, autoridades de vários países deram opiniões divergentes sobre quando e onde pessoas saudáveis devem usar máscara e que tipo devem escolher.

O maior problema das máscaras de pano é que elas não precisam atender a nenhum tipo de padrão de saúde, diz Greenhalgh. Em contraste, empresas que fabricam máscaras N95, por exemplo, devem certificar-se de que elas filtram 95% das partículas.

PUBLICIDADE

Mesmo assim, uma boa filtragem é inútil se a máscara não cobrir o nariz e a boca adequadamente. Também é preciso respirar facilmente através da máscara, disse Greenhalgh. Consumidores preocupados com o meio ambiente ou com dinheiro costumavam buscar máscaras de pano porque poderiam ser lavadas, mas agora existem modelos reutilizáveis que atendem aos padrões de filtração.

Canadenses já receberam a recomendação de não usar máscaras de pano de uma camada e optar pelas mais ajustadas.

“O problema é que, se você tiver uma camada única, a capacidade de filtrar é absolutamente mínima e não faz diferença alguma”, disse Peter Juni, chefe da Tabela Consultiva de Ciência de Ontário, em entrevista à CTV na semana passada.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

PUBLICIDADE