promo
Green

Inglaterra quer proibir talheres e copos plásticos para acabar com ‘cultura do descartável’

Departamento de Meio Ambiente também pediu opiniões sobre a proibição de lenços umedecidos, filtros de tabaco, sachês descartáveis

Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Autoridades britânicas propuseram a proibição de talheres e pratos de plástico de uso único na Inglaterra como parte de uma iniciativa para acabar com a “cultura do descarte” e incentivar os consumidores a usarem alternativas mais sustentáveis.

O secretário do Meio Ambiente, George Eustice, anunciou a proposta no sábado, dando início a uma consulta de 12 semanas que também cobre xícaras de poliestireno e recipientes de plástico para alimentos e bebidas, usados uma única vez. Em uma audiência separada, o departamento de Eustice também pediu opiniões sobre a proibição de lenços umedecidos, filtros de tabaco, sachês e copos de café descartáveis de plástico.

As propostas fazem parte de um esforço do governo para reduzir o lixo que muitas vezes vai para aterros ou acaba poluindo o campo e o litoral. Os ministros também estão examinando como atribuir aos fabricantes a responsabilidade de fazer todo o possível para reduzir o uso de plásticos descartáveis, de acordo com o comunicado.

“Há um reconhecimento crescente dos danos que os plásticos causam ao meio ambiente e à vida marinha em particular”, disse Eustice no comunicado. “Queremos reduzir o uso de plásticos nas embalagens e proibir seu uso em itens ligados ao lixo.”

Eustice está tentando replicar o sucesso visto na redução do uso de sacolas plásticas no Reino Unido. Depois que a cobrança para sacolas plásticas descartáveis foram introduzidas, seu uso nos supermercados caiu 95% desde 2015. O governo também proibiu canudos, mexedores e cotonetes plásticos nos últimos anos.

O Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais informou que a Inglaterra usa 1,1 bilhão de pratos descartáveis e 4,25 bilhões de itens de talheres descartáveis a cada ano, com apenas 10% sendo reciclados. Cerca de 2,5 bilhões de copos de café descartáveis são usados a cada ano em todo o Reino Unido, disse.

Veja mais em bloomberg.com