‘Squid Game’ agita ações coreanas tanto quanto o público da Netflix

Dezenas de ações do vibrante setor de entretenimento, de bandas de K-pop ao cinema, tiveram forte alta nos últimos dias

Sucesso de Squid Game impulsiona ações do setor de entretenimento na Coreia do Sul
Por Youkyung Lee e Min Jeong Lee
23 de Outubro, 2021 | 08:16 PM

Bloomberg — Hit da Netflix Inc., Squid Game veio como um raio do nada para pegar telespectadores de todo o mundo. O impacto sobre os investidores em ações em seu país natal, a Coréia do Sul, está se mostrando igualmente intenso.

Embora o índice de ações de referência do país tenha caído cerca de 4% desde que o drama foi lançado em meados de setembro, dezenas de ações do vibrante setor de entretenimento, de bandas de K-pop ao cinema, chegaram ao limite.

A Coreia é mais conhecida pelos consumidores nos EUA e na Europa por seus smartphones Samsung e carros Hyundai, mas mais perto de casa na Ásia, ela também é uma força nas exportações culturais, como filmes e música. A esperança agora em Seul é que o sucesso de Squid Game ajude a tornar esta indústria mais global.

“O palco foi montado para que K-dramas e esse conteúdo todo se expanda e alcance um público ainda mais amplo”, disse Lee Sang-Hun, analista sênior da HI Investment & Securities Co. em Seul. “As ações das empresas nesta área - grandes e pequenas empresas - refletem essas expectativas.”

PUBLICIDADE
Soft Powerdfd

As ações da Bucket Studio Co., que detém uma participação em uma agência que representa o ator principal Lee Jung Jae, subiram cerca de 35% desde que a série foi lançada em 17 de setembro. A produtora de Squid Game Siren Pictures Inc. não está listada na bolsa.

As ações do Studio Santa Clause Entertainment Co., produtora da série policial My Name, subiram cerca de 50%, tendo valorizado 30% em um dia de negócios particularmente quente.

Outras ações a serem beneficiadas incluem as de Astory Co., produtora da série de suspense de zumbis da Netflix Kingdom; da produtora de efeitos visuais Dexter Studios Co.; da produtora Showbox Corp.; da gigante local do entretenimento CJ ENM Co., que também controla a Studio Dragon Corp. Jcontentree Corp., que tem um contrato com a Disney+ para conteúdo.

PUBLICIDADE
Top Tendfd

Ao todo, isso gerou uma alta de 23% no Índice Kosdaq Recreation & Culture desde o lançamento do Squid Game, superando facilmente o mercado mais amplo da bolsa de Seul.

Os fundos globais adicionaram um valor líquido de 106 bilhões de won (US$ 90 milhões) em ações no submedidor de cultura Kosdaq a partir do mesmo ponto de partida, de acordo com dados compilados pela Bloomberg até 22 de outubro. Investidores de varejo locais compraram um valor líquido de 257 bilhões de won, mostram os dados.

“Muitas coisas ajudaram a tornar o Squid Game um sucesso”, disse Shin Su-Yeon, analista da Shinyoung Securities Co. “Não podemos ignorar o impacto de grupos como BTS e Blackpink - artistas pop que desempenharam um papel importante despertando curiosidade na cultura coreana. "

Soft Power

Para ter certeza, as bases para a força atual do setor remontam a um longo caminho, pelo menos desde a presidência de Kim Dae-jung no final dos anos 1990. Os legisladores, então, reconheceram o potencial da indústria de entretenimento e introduziram regras e incentivos fiscais para promover o conteúdo local.

Cineastas e estúdios de gravação também aprenderam rapidamente que, sem o grande público local como seus vizinhos Japão e China, para florescer eles precisavam produzir canções, filmes e dramas que atraíssem público no exterior, de acordo com Kim Do Hoon, colunista de cinema de Seul.

--Com assistência de Karen Yang e Sanjit Das.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Como é visitar Miami agora?

Air France e Latam anunciam retomada de novas rotas internacionais