São Paulo — O Ibovespa manteve a tendência observada ao longo do dia e encerrou o pregão desta quarta-feira (13) em alta, com os investidores aproveitando a quedas nos juros aqui e nos Estados Unidos para negociar. O dólar, que passou a tarde em alta, acabou invertendo a rota perto do final da sessão com leilão do Banco Central. Para amanhã, a agenda externa traz dados de seguro desemprego e falas de dirigentes do Federal Reserve nos Estados Unidos.
- A bolsa subiu mais 1%, embalada pelos ganhos em setores que vinham sofrendo com a alta dos juros nas últimas sessões. As ações do Banco Pan (BPAN4) se destacaram, após a pressão exercida nos papeis depois do anúncio da compra da Mosaico (MOSI3), proprietária das plataformas Zoom e Buscapé. Já as ações da Vale (VALE3), foram destaque negativo, devido as perdas do minério de ferro na China.
- Revertendo a rota principal do dia, o dólar caminha para fechar em queda, após o Banco Central anunciar um leilão extra de swap cambial. As taxas dos juros futuros caíram, em linha com os rendimentos dos Treasuries americanos, que além dos dados de inflação, refletem a ata do Federal Reserve divulgada hoje a tarde.
Nos EUA, a ata do Fed trouxe disse que “os participantes em geral avaliaram que, desde que a recuperação econômica permanecesse amplamente no caminho certo, um processo de redução gradual concluído em meados do ano que vem provavelmente seria apropriado”.
De acordo com o documento referente a reunião do Fomc de 21 a 22 de setembro, “os participantes observaram que, se a decisão de começar a reduzir as compras ocorresse na próxima reunião, o processo de redução poderia ter início com os calendários de compra mensais em meados de novembro ou meados de dezembro.”

- Bolsa: O Ibovespa avançou 1,14%, a 113.455 pontos
- Lideram as altas percentuais Banco Pan (BPAN4), Banco Inter (BIDI4 e BIDI11) e Cogna (COGN3). As ações da PetroRio (PRIO3), Vale (VALE3) e CSN (CSNA3) foram destaques negativos
- Câmbio: Perto das 18h, o dólar operava em queda de 0,35% a R$ 5,51
- Juros: O DI com vencimento para janeiro de 2027 foi de 10,51% para 10,45%
- Exterior: Em Nova York, o Dow Jones fechou estável, enquanto o S&P 500 subiu 0,30%, e o Nasdaq sobe 0,73%
- Bitcoin: Perto das 18h, a criptomoeda operava em alta de 3,22%, a US$ 57.392
-- Com informações de Bloomberg News
Leia também
Delta adverte sobre aumento de combustível, inibindo recuperação dos lucros
Vacina usada não explica diferença em total de mortes por Covid