promo
Mercados

Investidor aproveita barganhas e Ibovespa fecha em alta

Dia foi marcado pela recuperação na bolsa brasileira; dólar caiu após leilão do Banco Central

Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — O Ibovespa manteve a tendência observada ao longo do dia e encerrou o pregão desta quarta-feira (13) em alta, com os investidores aproveitando a quedas nos juros aqui e nos Estados Unidos para negociar. O dólar, que passou a tarde em alta, acabou invertendo a rota perto do final da sessão com leilão do Banco Central. Para amanhã, a agenda externa traz dados de seguro desemprego e falas de dirigentes do Federal Reserve nos Estados Unidos.

  • A bolsa subiu mais 1%, embalada pelos ganhos em setores que vinham sofrendo com a alta dos juros nas últimas sessões. As ações do Banco Pan (BPAN4) se destacaram, após a pressão exercida nos papeis depois do anúncio da compra da Mosaico (MOSI3), proprietária das plataformas Zoom e Buscapé. Já as ações da Vale (VALE3), foram destaque negativo, devido as perdas do minério de ferro na China.
  • Revertendo a rota principal do dia, o dólar caminha para fechar em queda, após o Banco Central anunciar um leilão extra de swap cambial. As taxas dos juros futuros caíram, em linha com os rendimentos dos Treasuries americanos, que além dos dados de inflação, refletem a ata do Federal Reserve divulgada hoje a tarde.

De acordo com o documento referente a reunião do Fomc de 21 a 22 de setembro, “os participantes observaram que, se a decisão de começar a reduzir as compras ocorresse na próxima reunião, o processo de redução poderia ter início com os calendários de compra mensais em meados de novembro ou meados de dezembro.”

  • Bolsa: O Ibovespa avançou 1,14%, a 113.455 pontos
    • Lideram as altas percentuais Banco Pan (BPAN4), Banco Inter (BIDI4 e BIDI11) e Cogna (COGN3). As ações da PetroRio (PRIO3), Vale (VALE3) e CSN (CSNA3) foram destaques negativos
  • Câmbio: Perto das 18h, o dólar operava em queda de 0,35% a R$ 5,51
  • Juros: O DI com vencimento para janeiro de 2027 foi de 10,51% para 10,45%
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones fechou estável, enquanto o S&P 500 subiu 0,30%, e o Nasdaq sobe 0,73%
  • Bitcoin: Perto das 18h, a criptomoeda operava em alta de 3,22%, a US$ 57.392

-- Com informações de Bloomberg News

Leia também

Delta adverte sobre aumento de combustível, inibindo recuperação dos lucros

Vacina usada não explica diferença em total de mortes por Covid

Igor Sodré

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.