Verde Asset, de Stuhlberger, vê ambiente complexo com política, crise hídrica e problemas de suprimento

Para gestora, ambiente macroeconômico tem “complexidade acima do normal”, que eleva o prêmio de risco dos ativos

Luis Stuhlberger, gestor da Verde Asset
09 de Setembro, 2021 | 08:30 PM

São Paulo — Comandada pelo gestor Luis Stuhlberg, a Verde Asset considera o atual cenário local para investimentos como bastante incerto, mergulhado em um ambiente macroeconômico com “complexidade acima do normal”, que eleva o prêmio de risco dos ativos.

Como fatores que acentuam o grau de incertezas a gestora cita a crise política institucional, que ameaça a busca pelo equilíbrio fiscal, além da crise hídrica, geadas e problemas na cadeia global de suprimentos.

“O cenário local continua com doses altíssimas de incerteza. O governo estimula as chamas de uma crise institucional, que leva a corrosão dos pilares do equilíbrio fiscal, num contexto macroeconômico de complexidade acima do normal: pior ano de chuvas nas séries históricas, geadas em partes do país e problemas globais com cadeias de suprimento”, informou.

Para a Verde Asset, o aumento dos prêmios de risco é uma “maneira elegante” de dizer que os preços de todos ativos brasileiros caíram. “O dilema que se apresenta nesse momento é: há prêmio suficiente? Devemos tomar mais risco agora, aumentando as posições otimistas, ou reduzir o risco já que as incertezas devem se manter altas, ainda mais com um ano eleitoral por vir?”

PUBLICIDADE

Na avaliação da gestora, há prêmio suficiente no mercado acionário e na parte intermediária da curva de juro real. “Em outras palavras, o mercado está mais barato, mas não estupidamente barato (se vai chegar nesse nível é talvez a pergunta mais relevante)”, disseram os gestores.

Na carta, o fundo Verde informa que teve ganhos nas posições tomadas em juros nos mercados desenvolvidos. Já as perdas no mês vieram das posições no Brasil, particularmente em ações, mas também no juro real e na moeda.

Leia também:

PUBLICIDADE

Falas de Bolsonaro causam oscilação de mais de 5 mil pontos no Ibovespa

Analistas projetam maior choque de juros após surpresa negativa da inflação

Negociação para precatório com STF fica quase impossível

Toni Sciarretta

News director da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura diária de finanças, mercados e empresas abertas. Trabalhou no Valor Econômico e na Folha de S.Paulo. Foi bolsista do programa de jornalismo da Universidade de Michigan.