PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil

Paulo Guedes: Congresso pode tirar precatórios do teto dos gastos

“Não vamos discutir o mérito do Judiciário, mas temos que nos manter dentro da lei. Não podemos quebrar a Lei de Responsabilidade Fiscal e temos que obedecer o teto de gastos”, disse o ministro

"Precisamos nos manter dentro da lei"
23 de Agosto, 2021 | 07:58 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje durante evento online que o Congresso pode acabar tirando o pagamento de precatórios do chamado teto de gastos.

Segundo o ministro, o país estava se recuperando “quando veio o meteoro” do Judiciário, se referindo ao pagamento de quase R$ 90 bilhões em precatórios previsto para este ano. Até o ano passado, os precatórios consumiam menos de R$ 50 bilhões.

PUBLICIDADE

“Pode ser que o próprio Congresso resolva mudar, tirando o precatório do teto. Pode mudar a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o ministro em evento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Veja mais: Para Guedes, ‘barulheira política’ está contaminando desempenho da economia

“Não vamos discutir o mérito do Judiciário, mas temos que nos manter dentro da lei. Não podemos quebrar a Lei de Responsabilidade Fiscal e temos que obedecer o teto de gastos”, disse se referindo ao encaminhamento da proposta de emenda constitucional (PEC) dos precatórios.

PUBLICIDADE

“Foi por isso que o governo apresentou uma PEC para parcelar pagamento de precatórios”, disse o ministro. “Vamos manter o compromisso com disciplina fiscal”, disse Guedes. “A PEC dos precatórios não é calote e nem irresponsabilidade; estados e municípios já parcelam precatórios”, disse ele.

Veja mais: Guedes diz que, sem parcelamento de precatórios, outras despesas serão prejudicadas

Guedes lembrou que o Banco Central tem autonomia e tem enfrentado a inflação. “A inflação está subindo no mundo todo”, disse.

O ministro afirmou ainda que o presidente da Câmara, Arthur Lira, está tentando “bravamente” manter a agenda de reformas.

Leia também

O que são precatórios?

Cosan cria empresa para explorar minério de ferro e fecha compra de porto de grupo chinês no Maranhão

Quem são e o que pensam os líderes em criptomoedas da América Latina em 2021

Toni Sciarretta

Toni Sciarretta

News director da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura diária de finanças, mercados e empresas abertas. Trabalhou no Valor Econômico e na Folha de S.Paulo. Foi bolsista do programa de jornalismo da Universidade de Michigan.

PUBLICIDADE