promo
Brasil

Bolsonaro entrega pedido de impeachment de Alexandre de Moraes ao Senado

Apesar de o presidente ter cumprido com ameaças, Rodrigo Pacheco já deu sinalizações de que não deve dar prosseguimento ao pedido, segundo O Globo

Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — O presidente Jair Bolsonaro entregou ao Senado nesta sexta-feira (20) um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, conforme O Globo. O documento foi recebido pela chefia de gabinete do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.

De acordo com o jornal, aliados do presidente tentaram convencê-lo a desistir do pedido, mas sem sucesso. O texto foi preparado pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Veja mais: Estratégia eleitoral de Bolsonaro sacode mercado no Brasil

No último fim de semana, Bolsonaro afirmou que entraria com um pedido de impeachment contra Moraes e o ministro Luis Roberto Barroso, que além de membro da corte, também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por enquanto, o pedido do presidente é somente pela saída de Moraes.

Cabe a Pacheco decidir se dará prosseguimento ao pedido. Conforme o Globo, o presidente do Senado já havia sinalizado a aliados, no início da semana, que não daria andamento a eventual pedido feito pelo chefe do Planalto.

Bolsonaro foi incluído em pelo menos duas novas investigações nas últimas semanas pelo ministro Moraes: uma quanto aos ataques ao sistema eleitoral e outra que apura se o presidente quebrou sigilo de um processo do TSE.

STF repudia

Supremo Tribunal Federal divulgou nota em que repudia o ato do presidente de oferecer denúncia contra um dos seus integrantes por conta de decisões em inquérito chancelado pelo plenário da corte.

“O estado democrático de direito não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões, uma vez que devem ser questionadas nas vias recursais próprias”, diz a nota do STF

O STF manifesta total confiança na independência e imparcialidade do ministro Alexandre de Moraes e aguardará de forma republicana a deliberação do Senado Federal, segundo o comunicado

Leia também

Bolsonaro mostra irritação com autonomia do Banco Central

Portos do Arco Norte tornaram soja de MT mais barata que a dos EUA, diz Tarcísio

Polícia Federal faz buscas em casas de aliados de Bolsonaro

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.