PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Internacional

Segunda maior produtora de aves saudita mira expansão global

Produtora e distribuidora com sede em Riade arrecadou 402 milhões de riais (US$ 107 milhões) no IPO

“Os alimentos halal se tornam uma oportunidade importante para muitas empresas e, em 2025, devemos estar preparados para essa expansão”
Por Reema AlOthman
09 de Agosto, 2021 | 12:58 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — A Tanmiah Food, segunda maior processadora de aves da Arábia Saudita, tem planos de expandir sua divisão halal para novos mercados depois da oferta pública inicial na semana passada.

“Queremos expandir não apenas localmente, mas regionalmente e globalmente também”, disse o porta-voz Ahmed Osilan em entrevista, acrescentando que a empresa tem como alvo 1,8 bilhão de muçulmanos ao redor do mundo com sua expansão.

PUBLICIDADE

A produtora e distribuidora com sede em Riade arrecadou 402 milhões de riais (US$ 107 milhões) no IPO. A Tanmiah detém cerca de 18% do mercado saudita de aves.

“Os alimentos halal se tornam uma oportunidade importante para muitas empresas e, em 2025, devemos estar preparados para essa expansão”, disse Osilan.

A Tanmiah, que opera principalmente na Arábia Saudita com filiais em áreas do Oriente Médio e da África, planeja se expandir nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, financiada por “várias ferramentas financeiras” de credores privados e governamentais.

PUBLICIDADE

A empresa tem como foco principalmente a produção de frango in natura e congelado e também considera se expandir com outros produtos.

A bolsa de valores da Arábia Saudita tem sido o mercado mais quente para IPOs no Oriente Médio nos últimos dois anos. A Tanmiah concluiu o processo de bookbuilding, ou precificação, para subscritores institucionais com um índice de cobertura de 9.534%, colocando o preço da oferta no topo da faixa indicativa.

Antes da listagem, a Tanmiah analisou diferentes estratégias, incluindo fusões, aquisições, vendas e outros investimentos, mas considerou o IPO a “resposta mais sustentável”, disse Osilan.

A bolsa saudita recebeu grande impulso desde a listagem em 2019 da Saudi Aramco, a maior empresa de energia do mundo, acrescentou.

A distribuidora de alimentos, que conseguiu crescer 20% mesmo com os lockdowns da pandemia, disse que esperar zerar as emissões de carbono nos próximos anos em um setor conhecido por ser poluente.

O objetivo será atingido usando águas residuais para plantar 1 milhão de árvores nos próximos cinco anos e fornecendo 1 bilhão de sementes aos consumidores para incentivar o plantio, entre outras iniciativas, disse a empresa.

PUBLICIDADE

A Tanmiah é fornecedora de grandes redes de fast-food, como McDonald’s, Burger King e Subway Restaurants, entre outros clientes da região.

Leia mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE