Negócios

Ambipar compra Biofílica, de créditos de carbono florestal

Companhia paulista de gestão ambiental anuncia a 18ª aquisição em um ano e plano ambicioso para florestas nativas

Biofílica, empresa de créditos de carbono adquirida pela Ambipar, tem atuação na Amazônia
27 de Julho, 2021 | 12:10 pm
Tempo de leitura: 3 minutos

São Paulo — A Ambipar, empresa paulista de gestão ambiental, anunciou, nesta terça, a compra de 53,6% da Biofílica, empresa de créditos de carbono florestal. Não foi divulgado o valor do negócio.

Para a Ambipar, a aquisição incrementa seu portfólio de serviços, pois passa a atuar com projetos de conservação na Amazônia, reflorestamento e restauração, manejo agropecuário sustentável e compensação de reserva legal, além de incorporar o know-how sobre estratégias de gestão de Gases de Efeito Estufa (GEE) muito demandado pelos atuais clientes e de ampliar seu conhecimento regulatório nacional e internacional sobre mudanças climáticas e mercados de carbono.

A venda de crédito de carbono é realizada para empresas que buscam neutralizar suas emissões, um negócio que está em alta devido à crescente demanda de companhias comprometidas com a agenda ESG (sigla em inglês para melhores práticas ambientais, sociais e de governança).

“A Biofílica, neste momento, torna-se Biofílica Ambipar Environment S.A., com objetivo de acelerar seu crescimento, potencializando a sinergia com o Grupo Ambipar e ampliando seu portfólio de serviços ambientais. O plano de expansão para os próximos meses prevê investimento massivo no desenvolvimento de projetos e programas de carbono Nature-Based Solutions (NBS)”, informou a Ambipar.

PUBLICIDADE

As expectativas com o futuro da Biofílica são elevadas. “A partir desta fusão e a médio prazo, sua missão é se tornar a maior empresa de NBS do mundo”, citou o comunicado.

Amazônia

Fundada em 2008 por Plínio Ribeiro, que continuará à frente do negócio, Juscelino Martins (Grupo Martins e Tribanco) e Cláudio Pádua (Ipê e Parquetur), a Biofílica tem como missão a criação de “um sólido e confiável mercado” de serviços ambientais no Brasil, permitindo tornar a conservação e restauração florestal atividades economicamente relevantes para produtores rurais e comunidades.

Segundo a Ambipar, a Biofília foi precursora no desenvolvimento de projetos de REDD+ (Redução da Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) na Amazônia e hoje detém em seu portfólio de projetos a maior área do mundo sob certificação de créditos de carbono florestal com 1,5 milhão de hectares sob conservação.

PUBLICIDADE

“A empresa tornou-se também referência nacional em compensação de reserva legal, oferecendo soluções em todas as modalidades e estados. Líder em projetos de conservação no Brasil, possui um banco de florestas para compensação de reserva legal de mais de 4,6 milhões de hectares em todos os biomas brasileiros”, descreveu a Ambipar.

Expansão

Com sede em Nova Odessa, interior de São Paulo, a Ambipar é formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental.

A companhia completou um ano da abertura de capital e foi a primeira do setor a entrar na B3, registrando uma das ofertas públicas iniciais (IPO) de maior demanda da história do Brasil, com procura superior a doze vezes pelos investidores. O valor levantado foi R$ 1,1 bilhão.

Na abertura de capital, a Ambipar já tinha como estratégia o plano de expansão global a partir de crescimento orgânico e aquisições. Ao longo de um ano, já foram 18 transações realizadas com intuito de aumentar o portfólio de serviços ou ampliar a presença geográfica.

“Os M&A’s foram realizados no Brasil, América Latina, América do Norte e Europa que fizeram a Ambipar dobrar de tamanho. Até o momento R$ 1,4 bilhão foi comprometido em aquisições de empresas com total sinergia aos negócios”, informou a empresa, no último dia 13 de julho.

Outro esforço é tornar a companhia mais conhecida do público em geral. Para reforçar sua comunicação, a Ambipar escalou a modelo internacional lGisele Bündchen. Além de se tornar acionista da Ambipar, ela foi convidada a integrar o Comitê de Sustentabilidade da companhia e participar de campanhas publicitárias.

AmbiparBiofílica
Sérgio Ripardo

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 25 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.

PUBLICIDADE