Bloomberg Línea — Youssef Lahrech, presidente e COO (Chief Operating Officer) do Nubank, deixou o banco digital, segundo comunicado enviado para a Securities and Exchange Commission (SEC) nesta terça-feira (20).
O executivo marroquino estava na companhia havia quase seis anos e ocupava o cargo de COO desde 2020, à frente de negócios de cartão de crédito, empréstimo e investimentos no Brasil.
Dois anos depois, assumiu a posição de presidente da empresa e passou a reportar diretamente ao CEO global, David Vélez.
Leia mais: De olho em big tech e ‘AI first’: o plano do Nubank com a compra da Hyperplane
Ao executivo é atribuído muito do mérito pelo desenvolvimento de novos modelos de concessão de crédito pelo Nubank, que tornaram possível que o banco digital concedesse empréstimos em casos em que concorrentes tradicionais foram mais conservadores - e isso sem que a inadimplência saísse do controle.
Com a saída de Lahrech, Vélez irá assumir as responsabilidades do executivo.
Trata-se da quarta mudança no alto escalão do Nubank nas últimas semanas. Em março, o então diretor de Relações com Investidores, Jorg Friedemann, deixou o cargo - ele foi anunciado neste mês como novo CEO do MagaluBank.
Para o seu lugar e também o cargo de diretor de Inteligência de Mercado foi contratado o executivo Guilherme Souto, ex-Brasil Warrant.
Em abril, foi a vez do então CPO (Chief Product Officer), Jag Duggal, deixar o cargo, alegando razões pessoais. Ele estava no banco (NU) desde 2020.
Neste começo de maio, o banco comunicou a nomeação de Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central, como seu novo diretor global de Políticas Públicas e vice-chairman a partir de julho.
Leia mais: O plano do Nubank para ganhar escala global com uso de tecnologia
O ex-COO irá aconselhar o comitê de auditoria e riscos da diretoria do banco como observador permanente e deve prestar serviços como consultor em assuntos estratégicos relacionados a iniciativas de crédito.
Antes do Nubank, Lahrech trabalhou por 19 anos na americana Capital One, no Canadá e nos Estados Unidos, em que também atuou em funções relacionadas a produto, análise, risco e tecnologia.
É bacharel em Matemática pela École Polytechnique e em Engenharia pela École des Ponts ParisTech, ambos na França, e tem mestrado em Engenharia pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).
- Em atualização.
Leia também
Nubank contrata Campos Neto como diretor de políticas públicas e para o conselho
Nubank contrata Guilherme Souto como diretor de RI e de Inteligência de Mercado
Nubank anuncia mudança no comando e Youssef Lahrech será o novo presidente