Mercados na Ásia abrem sem direção depois de NY encerrar mês em alta

As ações australianas caem ligeiramente, enquanto os futuros de ações do Japão e de Hong Kong sobem ligeiramente

Composite Stock Price Index (KOSPI)
​
Corretores de moeda estrangeira trabalham em frente a monitores que exibem o Índice Composto de Preços de Ações da Coreia (KOSPI)
Por Richard Henderson
30 de Novembro, 2023 | 09:03 PM

Bloomberg — As ações na Ásia estavam preparadas para uma abertura mista depois que Wall Street viu uma recuperação nas negociações no final do dia, ajudando o S&P 500 a alcançar uma de suas maiores altas já registradas em novembro. Os ganhos recentes dos títulos do Tesouro estagnaram.

As ações australianas caem ligeiramente, enquanto os futuros de ações do Japão e de Hong Kong sobem ligeiramente. O S&P 500 subiu 0,4% na quinta-feira, limitando um dos seus melhores retornos de novembro do século passado e fechando a 5% do seu pico de 2022. Os futuros dos EUA apontavam ligeiramente para baixo na manhã de sexta-feira.

O ganho de 9,1% em Novembro para o índice MSCI All Country World é o melhor desde o mesmo mês de há dois anos – e o terceiro maior ganho mensal na última década.

A recuperação das ações foi ajudada pela especulação de que o ciclo de aumento das taxas do Federal Reserve atingiu o pico, uma ideia sugerida por representantes do banco central durante a semana.

PUBLICIDADE

Esses sinais pressagiam comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, que falará na sexta-feira, em uma discussão que pode oferecer mais pistas.

“Ainda é muito cedo para eliminar o viés restritivo na orientação futura do Fed”, disse Brian Rose, economista sênior para os EUA do UBS Global Wealth Management. “O presidente do Fed, Jerome Powell, fará uma aparição pública na sexta-feira e esperamos que ele tenha cuidado para evitar parecer muito pacifista.”

Os dados também ajudaram. O principal índice de preços das despesas de consumo pessoal dos EUA, o indicador preferido da Fed para a inflação subjacente, caiu, indicando um alívio das pressões sobre os preços, em linha com as estimativas dos economistas. Isso se seguiu a evidências do mercado de trabalho e dos gastos do consumidor que indicam que o crescimento está gradualmente desacelerando.

PUBLICIDADE

Os títulos do Tesouro caíram na quinta-feira, acrescentando sete pontos base ao rendimento de 10 anos. Isso pouco contribuiu para reduzir os ganhos de Novembro para as obrigações – tanto governamentais como empresariais – depois de um salto nas últimas semanas. Os rendimentos dos títulos australianos e neozelandeses também subiram no início das negociações.

Os preços do petróleo caíram mesmo quando o grupo OPEP+ de países produtores de petróleo concordou com um corte na oferta de cerca de 900.000 barris por dia, num sinal os comerciantes estão céticos de que isso será implementado.

Na Ásia, os dados do PMI da Índia, Coreia do Sul e Taiwan estão programados para serem divulgados, assim como os últimos relatórios de inflação da Indonésia e do Paquistão. Os investidores também estarão atentos aos dados do Caixin PMI de novembro para a China. Na quinta-feira, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que os EUA precisam reduzir a dependência excessiva da China nas principais cadeias de abastecimento, em mais um sinal de mudança no relacionamento. entre as duas maiores economias do mundo.

O dólar fortaleceu-se na quinta-feira, mas registou o pior mês do ano. O iene fortaleceu-se ligeiramente em relação ao dólar na sexta-feira, no entanto, a fraqueza prolongada da moeda japonesa foi um fator que levou as seguradoras de vida a reduzirem a cobertura cambial ao máximo em mais de uma década.

O ouro ficou estável após uma queda na sessão anterior. O Bitcoin pouco mudou em torno de US$ 37.600.

Em outros lugares, a administração Biden forçou uma empresa de capital de risco da Saudi Aramco a vender suas ações em uma startup de chips de IA do Vale do Silício apoiada pela OpenAI cofundador Sam Altman. Separadamente, a OpenAI está mantendo um plano para permitir que os funcionários vendam ações da empresa, de acordo com diversas pessoas com conhecimento do assunto.

Outros destaques corporativos incluem o lançamento de seu modelo Cybertruck pela Tesla Inc. após dois anos de atrasos. Enquanto isso, a Dell Technologies Inc informou que a receita diminuiu mais do que o esperado, prejudicada pela contínua demanda lenta das empresas por computadores pessoais.

PUBLICIDADE

Ações

Os futuros do S&P 500 pouco mudaram a partir das 8h41, horário de Tóquio

Os futuros do Nasdaq 100 caíram 0,2%

Os futuros do Nikkei 225 subiram 0,1%

PUBLICIDADE

Os futuros do Hang Seng pouco mudaram

O S&P/ASX 200 da Austrália caiu 0,5%

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Núcleo da inflação nos EUA medida pelo PCE sobe 0,2% em outubro, conforme o esperado

Opep+ concorda em cortar produção, e analistas veem excesso de oferta em 2024