Bloomberg — O CEO da Nvidia, Jensen Huang, nono homem mais rico do mundo e chefe da empresa mais valiosa, disse que não está preocupado com um imposto sobre bilionários que está sendo considerado em seu estado natal, a Califórnia.
“Devo dizer que não pensei nisso nem uma vez”, disse Huang na terça-feira (6), quando perguntado sobre o imposto proposto pela Bloomberg Television.
“Escolhemos viver no Vale do Silício e, seja qual for o imposto que eles queiram aplicar, que assim seja. Não me importo com isso.”
De acordo com uma proposta de iniciativa eleitoral no estado, os bilionários teriam que pagar uma taxa única de 5% para cobrir a escassez de recursos para saúde, assistência alimentar e educação.
Leia também: Como o fundador da Oracle superou Musk e se tornou o bilionário mais influente de 2025
A proposta, que ainda precisa reunir assinaturas suficientes para aparecer na cédula de novembro de 2026, seria aplicada às pessoas que residem no estado a partir de 1º de janeiro.
Huang poderia enfrentar uma das maiores contas de impostos se a medida de votação for aprovada.
Atualmente, ele tem uma fortuna de US$ 155,8 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index. Com base em seu patrimônio líquido atual, Huang poderia ficar com uma conta de mais de US$ 7 bilhões após a proposta de imposto de 5% sobre o patrimônio líquido.
A Nvidia tornou-se uma empresa dominante no Vale do Silício ao fabricar os chips que desenvolvem e executam modelos de inteligência artificial. A empresa, fundada em um restaurante Denny’s em San Jose, Califórnia, em 1993, está atualmente sediada na vizinha Santa Clara.
Leia também: Bilionário Ken Griffin diz que tarifas e políticas de imigração alimentam a inflação
Enquanto Huang planeja permanecer no estado, outros bilionários fizeram movimentos para sair antes do prazo de residência de 1º de janeiro.
Na véspera do Ano Novo, Peter Thiel anunciou que abriria um escritório da Thiel Capital em Miami, ao mudar sua residência para a Flórida. O capitalista de risco e atual czar da IA David Sacks também anunciou sua saída da Califórnia para Austin.
Na entrevista, Huang disse que a Nvidia está localizada no Vale do Silício porque é lá que está o pool de talentos. Mesmo com muitas das pessoas mais importantes da tecnologia preocupadas com o possível imposto, o CEO disse que não é uma delas.
“Esta pessoa não”, disse ele. “Esta pessoa está tentando construir o futuro da IA”.
Veja mais em bloomberg.com
©2026 Bloomberg L.P.







