PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ESG

Portugal: Número de mulheres no governo agora supera o de homens

Composição do governo é histórica; outros países na Europa já haviam saído na frente com gabinetes predominantemente femininos

Nove mulheres terão cargos ministeriais no gabinete de 17 membros do primeiro-ministro
Por Henrique Almeida
24 de Março, 2022 | 06:58 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — O novo governo de Portugal é formado por mais mulheres do que homens pela primeira vez na história do país.

Mulheres ocupam nove cargos ministeriais no gabinete de 17 membros do primeiro-ministro Antonio Costa, incluindo um cargo na Defesa Nacional.

PUBLICIDADE

Costa, de 60 anos, cujo partido socialista de centro-esquerda conquistou a maioria absoluta em eleição geral antecipada em janeiro, escolheu Helena Carreiras para supervisionar a Defesa. Carreiras é professora de sociologia e diretora do Instituto de Defesa Nacional de Portugal, e concentrou seu trabalho na integração de gênero em instituições militares e aspectos de gênero da segurança internacional.

As mulheres têm sido tradicionalmente sub-representadas em cargos de liderança e governo em Portugal, que até 1974 sofreu uma ditadura de quatro décadas. Em 1979, Maria de Lourdes Pintasilgo serviu brevemente como a primeira e única primeira-ministra de Portugal até à data, supervisionando um governo interino por cerca de cinco meses.

Na vizinha Espanha, as mulheres também superam os homens em cargos ministeriais, com um total de 14 mulheres e oito homens no governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez. Na União Europeia, Suécia e Finlândia estão entre outros membros com gabinetes predominantemente femininos.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também: Brasil é o que mais favoreceu empreendedoras mulheres na América Latina