Telegram ganha uma chance

Também no Breakfast: Mercados em descompasso e com foco voltado à guerra; Austrália proíbe exportações de alumina para a Rússia e Binance ‘não é pior que banco’ no combate à lavagem de dinheiro, diz fundador

Tempo de leitura: 5 minutos

Bom dia! Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças.

O Supremo Tribunal Federal suspendeu a proibição do Telegram depois que o popular serviço de mensagens cumpriu uma ordem judicial que incluía a remoção de postagens do canal do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro Alexandre de Moraes, que havia proibido o serviço na sexta-feira (18), revogou a ordem judicial anterior em decisão deste domingo. A proibição do Telegram foi parte de uma investigação mais ampla sobre notícias falsas e discurso de ódio antes das eleições presidenciais do Brasil em outubro.

📱 Como as autoridades vão se comunicar com o Telegram agora?

O Telegram nomeou Alan Campos Elias Thomaz, advogado brasileiro, como seu representante legal local. O fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, se desculpou na sexta-feira e afirmou que um problema com e-mails o impediu de receber determinações judiciais do Brasil. Em uma carta assinada pelo executivo, empresa disse que “tais lapsos não acontecerão no futuro” e pediu uma “chance de demonstrar” que melhorou seus procedimentos.

PUBLICIDADE

Leia também:

•  Fundador do Telegram pede desculpas ao STF e solicita adiamento de suspensão do app

•  Alexandre de Moraes, do STF, bloqueia Telegram no Brasil inteiro

•  Aplicativos fecham acordo contra ‘fake news’ na eleição; Telegram fica fora

•  Como o Telegram virou uma peça-chave na campanha de Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro chamou a proibição de “inaceitável” na noite de sexta-feira, alegando que poderia afetar cerca de 70 milhões de brasileiros que confiam na aplicativo. Não há dados oficiais sobre quantos usuários o Telegram tem no Brasil.dfd

Na trilha dos Mercados

Depois de uma semana com ganhos generosos para as bolsas, sobretudo considerando o noticiário pouco ou nada alentador para as economias, os mercados iniciam a segunda-feira descompassados. Enquanto na Europa as bolsas subiam, nos EUA os futuros de índices exibiam discretas perdas.

A atenção está dirigida, primordialmente, aos esforços diplomáticos para um cessar fogo nesta guerra que está a ponto de completar um mês. A Turquia disse que Moscou e Kiev estão perto de um acordo em pontos-chave, apesar de um importante assessor ucraniano relatar que a Rússia se voltou para “artilharia mais destrutiva”. A Ucrânia rejeitou a exigência russa de que suas forças entregassem o porto sitiado do sul de Mariupol, que tem estado sob intenso bombardeio russo.

🚫 Sanções

Por outro lado, as sanções contra a Rússia se multiplicam. Na tentativa de reduzir sua dependência do gás russo, a Alemanha planeja acelerar dois terminais de importação de gás natural liquefeito (GNL) do Catar. O presidente americano Joe Biden falará com os líderes europeus antes de sua viagem ao continente esta semana. A União Europeia estudará a possibilidade de impor um embargo de petróleo à Rússia. 

🛢️ Petróleo

As sanções e a perspectiva de menores provisões de matérias-primas energéticas pressionam o petróleo, que sobe pelo terceiro dia consecutivo. O West Texas Intermediate encostou nos US$ 110 por barril, tendo avançado quase 14% desde o fechamento na última quarta-feira. Além do embate Rússia-Ucrânia, os operadores repercutem os ataques de rebeldes apoiados pelo Irã às instalações de energia na Arábia Saudita.

Leia também: Cinco assuntos quentes para o Brasil na semana

Panorama dos mercadosdfd

🟢 As bolsas na sexta-feira: Dow (+0,80%), S&P 500 (+1,17%), Nasdaq (+2,05%), Stoxx 600 (+0,91%), Ibovespa (+1,98%)

As bolsas dos EUA fecharam a semana com ganhos, impulsionadas pelas ações de tecnologia, em meio a um período volátil no qual o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e os acontecimentos na Ucrânia pesaram sobre o sentimento do mercado. O rally de quatro dias foi tal que permitiu ao S&P 500 fechar com sua melhor semana desde novembro de 2020.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados

No radar

Esta é a agenda prevista para hoje:

Feriados no México (Dia do Presidente) e no Japão (Equinócio de Primavera)

• EUA: Índice de Atividade Nacional Fed Chicago/Fev

• Europa: Alemanha (IPP/Fev)

• Ásia: Hong Kong (IPC/Fev) 

• América Latina: Brasil (Boletim Focus)

• Bancos Centrais: Discursos de Christine Lagarde (presidente do BCE), Raphael Bostic (membro do FOMC/Fed), Joaquim Nagel (presidente do BC alemão)

📌 E para amanhã:

• EUA: Índice Redbook; Índices de Manufatura e de Serviços do Fed Richmond/Mar; Estoques de Petróleo Bruto Semanal API

• Europa: Zona do Euro (Transações Correntes/Jan; Produção do Setor de Construção/Jan); Reino Unido (Dívida Líquida do Setor Público/Fev)

• Ásia: Japão (Índice de Indicadores Antecedentes)

• América Latina: Brasil (Ata do Copom/BC); México (Demanda Agregada, Gastos Privados/4T21); Argentina (Transações Correntes/4T21)

• Bancos Centrais: Discursos de Luis de Guindos e Philip Lane (BCE), John Williams, Mary Daly e Loretta Mester (FOMC/Fed)

Destaques da Bloomberg Línea

• Essas são as startups early-stage que captaram nesta semana

• Stedile, do MST: ‘Alckmin veio para o nosso time’

• Pandemia impulsiona faturamento de farmácias, que cresce 53% em 2021

• Tribunal sul-africano suspende construção de nova sede da Amazon

• Primeira tarefa da herdeira da Zara como CEO: manter vendas sem a Rússia

Também é importante

Changpeng Zhao, fundador e CEO global da Binancedfd

Binance ‘não é pior que banco’ no combate à lavagem de dinheiro, diz fundador. Em entrevista à Bloomberg Línea, O fundador e CEO global da Binance Holdings Ltd., Changpeng Zhao, refuta as acusações de que sua plataforma possa dar espaço para transações ilícitas e afirma que o compliance e a segurança das operações envolvendo criptomoedas têm o mesmo nível, ou até maior, do que os procedimentos adotados pelos bancos tradicionais.

Empresas de energia que mineram Bitcoin conseguem margens de até 90%. Com menores riscos operacionais e margens de lucro mais amplas, empresas de energia estão se tornando uma grande força em criptomoedas. Enquanto as mineradoras podem ter uma margem de 5 centavos de dólar por quilowatt, aquelas com uma fonte de energia direta tendem a desfrutar de um preço muito mais baixo.

• Austrália proíbe exportações de alumina para a Rússia. A Austrália, maior exportadora mundial de alumina, anunciou a proibição de exportações para a Rússia em uma medida que aumentará ainda mais a pressão sobre a gigante do alumínio Rusal. A alumina é o ingrediente-chave para a produção de alumínio, que é produzido a partir do minério de bauxita.

China trabalhará para desescalar a guerra na Ucrânia, diz embaixador. Qin Gang, principal enviado chinês a Washington, prometeu que seu país “fará tudo” para diminuir a escalada da guerra na Ucrânia e disse que seu relacionamento com a Rússia “não faz parte do problema”.

Opinião Bloomberg

O vício em videogame é uma doença real?

Os jogos eletrônicos foram uma das indústrias sortudas a crescer durante a pandemia de covid-19. Estima-se que as receitas globais do setor ultrapassem US$ 200 bilhões nos próximos dois anos.

Mas o sucesso financeiro desse segmento está gerando certa preocupação. Isso porque no mês passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu formalmente o vício em videogames como uma doença. Ainda há, contudo, dúvidas sobre a prevalência do problema, principalmente entre os adultos. Confira o que pensam especialistas sobre o tema.

Pra não ficar de fora

Foto: Tripadvisordfd

🌊 O Brasil é destaque quando o assunto é beleza natural. No prêmio anual Travelers’ Choice Awards para 2022, da plataforma de viagens Tripadvisor, o país ficou com três praias no ranking das 25 mais populares do mundo todo.

🩴 O prêmio é feito de acordo com as opiniões e comentários que viajantes ao redor do mundo fazem na plataforma ao longo de um ano.

🌴 Além das praias brasileiras, a lista do Tripadvisor também inclui lugares na Costa Rica, no México e na República Dominicana.

Confira aqui as melhores praias do mundo, segundo os viajantes.

Quer receber o Breakfast por e-mail? Registre-se gratuitamente no nosso site. E aqui você encontra as edições anteriores de nossa newsletter.

Edição: Michelly Teixeira | News Editor, Europe

Por hoje é só. Bom dia e obrigado por ler nossa newsletter!