Primeira tarefa da herdeira da Zara como CEO: manter vendas sem a Rússia

Marta Ortega assume a direção da empresa no próxima mês, tendo que lidar com o fechamento de lojas no segundo maior mercado da marca

Marta Ortega passou uma década e meia na Inditex em vários cargos, embora nunca em um cargo de gestão de topo
Por Thomas Mulier e Rodrigo Orihuela
20 de Março, 2022 | 07:42 AM

Bloomberg — Marta Ortega começará seu trabalho como presidente do império de varejo de seu pai, a Inditex, no próximo mês com uma tarefa nada invejável: liderar sem a Rússia, o segundo maior mercado do proprietário da Zara em termos de lojas.

Seu antecessor, Pablo Isla, está deixando a empresa depois de liderar a expansão da Inditex ao longo de 17 anos. Deu especial destaque à Rússia, onde a empresa espanhola tem mais de 500 lojas, mais do que qualquer outro país além de Espanha. Agora, todos estão temporariamente fechados em resposta à guerra na Ucrânia.

Ortega, a filha de 38 anos do fundador da Inditex, enfrenta uma lista de desafios além do país. A inflação e a cadeia de suprimentos apertada diminuem as perspectivas para este ano, enquanto o ressurgimento da covid na China ameaça pesar sobre o consumo em outro mercado importante. Enquanto isso, o varejista on-line Shein Group está se tornando um concorrente cada vez maior, mesmo com a Inditex injetando 1 bilhão de euros (US$ 1,1 bilhão) em seu próprio negócio de comércio eletrônico.

A Inditex disse na quarta-feira que a ômicron eliminou 400 milhões de euros dos lucros durante seu importante trimestre de Natal. As ações foram pouco alteradas, tendo perdido cerca de um quarto de seu valor desde o final de novembro, quando a companhia substituiu seu diretor-presidente por Oscar Garcia Maceiras e anunciou que Ortega se tornaria presidente.

PUBLICIDADE

Os investidores estão preocupados com o fato de a nova administração não ter o mesmo histórico de seus antecessores. Isla liderou a expansão da empresa e as ações quintuplicaram desde que ele se tornou CEO em 2005, tornando o fundador Amancio Ortega mais rico que Warren Buffett por um tempo.

Mais tarde, Isla cedeu o cargo de CEO, mas lidera a empresa como presidente executivo.

Mais glamour

Ortega passou uma década e meia na Inditex em vários cargos, embora nunca em um cargo de gestão de topo. Ela esteve mais envolvida no fortalecimento da marca Zara, onde apresentou uma coleção com Charlotte Gainsbourg e uma linha premium chamada SRPLS, adicionando um verniz de glamour a uma rede que se concentra em vender moda acessível.

PUBLICIDADE

As vendas aumentaram 36% no ano até janeiro, o ritmo mais rápido desde a oferta pública inicial da Inditex há duas décadas, em grande parte devido à recuperação da pandemia. A receita anual de 27,7 bilhões de euros significa que a Inditex é uma empresa maior, tornando mais difícil alcançar as taxas de crescimento do passado.

Embora a Rússia tenha sido a fonte de 8,5% do lucro operacional da Inditex, a Inditex disse que os EUA se tornaram seu segundo maior mercado no ano passado, ajudado pela expansão online, já que a empresa tem apenas cerca de 100 lojas Zara lá.

Amancio Ortega tem 85 anos e controla 59% do capital. Seu patrimônio líquido é superior a US$ 50 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.

--Com a colaboração de Macarena Muñoz

Leia também

4 bares para curtir o St. Patrick’s Day em São Paulo

AO VIVO: 1,3 milhão ficam sem energia na Ucrânia após bombardeios da Rússia