PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Espanha quer debater classificação de covid como endêmica

Endemia é a manifestação de uma doença em determinada região, mas com número de casos esperado e relativamente estável

Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — A Espanha está convocando a Europa para debater a possibilidade de que a covid-19 possa agora ser tratada como uma doença endêmica, estabelecendo um modelo de monitoramento de sua evolução semelhante àquele utilizado para a gripe.

“É um debate necessário; a ciência nos deu a resposta para nos protegermos”, disse o primeiro-ministro Pedro Sanchez em entrevista à rádio Cadena Ser, acrescentando que a letalidade do vírus vem caindo desde o início da pandemia. “Temos de avaliar a evolução da covid de uma doença pandêmica para uma endêmica”, disse.

PUBLICIDADE

Os comentários de Sanchez coincidem com a chegada da variante ômicron – que está se disseminando pela Europa – que registrou taxas mais baixas de hospitalizações e mortes do que as cepas anteriores, mesmo com o aumento das infecções.

Sanchez afirmou que agora há motivos, “com precaução”, para avaliar a doença com parâmetros diferentes daqueles utilizados até agora.

Segundo o primeiro-ministro, o governo espanhol vem elaborando uma nova abordagem de monitoramento nas últimas semanas, e a ministra da Saúde, Carolina Darias, discutiu a questão com seus colegas europeus.

PUBLICIDADE

A Espanha registrou quase 692 mil novos casos nos últimos sete dias, com 13,4% dos leitos hospitalares usados para pacientes de covid, segundo dados do Ministério da Saúde. O índice se compara a 13,8% há um ano, quando o número de casos semanais registrados estava pouco acima dos 115 mil.

--Esta notícia foi traduzida por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Eventos da Broadway mantêm obrigatoriedade de máscaras e vacinas

Hong Kong tem nova suspeita de Covid após festa de aniversário polêmica

PUBLICIDADE