PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cripto

Memecoins são as que mais sofrem perdas entre criptomoedas

Dogecoin está quase 80% abaixo de seu recorde histórico e a Shiba Inu caiu mais de 65%

Adoção do token pelo presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, ajudou a levar seu preço para as alturas.
Por Crystal Kim
06 de Janeiro, 2022 | 10:23 pm
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — Os entusiastas de criptomoedas que, em 2021, acumularam memecoins como o Dogecoin (DOGE-USD) e a Shiba Inu (SHIB-USD) durante o rali que fez os preços chegarem na lua estão achando a jornada de volta à terra neste ano bastante dolorosa.

PUBLICIDADE

Dogecoin, Shiba Inu e outros tokens associados mais a piadas online do que a produtos de software reais foram atingidos com mais força do que o Bitcoin (XBT-USD) ou o Ethereum (XET-USD) durante o recente recuo dos níveis de preços recordes alcançados no ano passado. O Doge está quase 80% abaixo de seu maior recorde histórico de 74 centavos em maio, e a Shiba caiu mais de 65% desde que atingiu seu pico de frações de um centavo no final de outubro, de acordo com dados compilados por Messari.

Os volumes de negócio caíram, agora sendo medidos em milhões ao invés de bilhões. E as piadas que uma vez convenceram uma legião de investidores de varejo a comprar moedas por capricho vêm com um toque de tristeza.

PUBLICIDADE

O frenesi começou com Doge. Um token digital criado em 2013 por dois engenheiros de software disparou conforme o interesse em criptos disparou e uma nova safra de traders de varejo adotou as plataformas de mídia social, usando piadas, sarcasmo e trollagem para aumentar sua popularidade. A adoção do token pelo presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, ajudou a enviá-lo para as alturas. A popularidade do Doge inspirou a criação de novos tokens baseados na raça do cão, incluindo Shiba Inu, Baby Shiba Inu e Floki, que leva o nome do animal de estimação de Musk.

Em meio à crise contínua dos preços das criptomoedas, as memecoins tornaram-se menos animadas. Um usuário do Twitter sob o comando de Shibetoshi Nakamoto tuitou um desenho de um jovem com um boné invertido perguntando nos portões perolados: Eu desperdicei minha vida fazendo Dogecoin?

A conta DogeTooCheap tuitou a foto de um ceifador com o rosto de um Shiba Inu batendo em portas marcadas com 17 centavos - um nível no qual a moeda tem lutado para quebrar desde o final de dezembro.

Partidários dizem que os detentores das moedas Shib estão “a caminho da lua e além”, mas salas de bate-papo dedicadas mostram que o grito de guerra frequentemente repetido parece ter perdido parte de seu poder.

Em um canal Discord dedicado a Shib, um usuário conhecido como djcau5e escreveu: “É uma jogada de dados completa, embora eu adorasse ir à lua, acho que a expectativa de muitas pessoas de atingir US$ 1 ou mesmo 0,01 é irreal no próximos anos.” No pico de Shib, o valor era US$ 0,0000875.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também