Anthony Fauci: Aumento ‘sem precedentes’ de covid-19 pode lotar hospitais nos EUA

Média de infecções diárias está em 400 mil, disse o conselheiro médico do presidente dos EUA

Conselheiro médico de Biden, Anthony Fauci admite forte crescimento de infecções
Por Ian Fisher e Brendan Case
02 de Janeiro, 2022 | 02:10 PM

Bloomberg — A variante ômicron do coronavírus mostra sinais de causar uma doença mais branda, mas o aumento “realmente sem precedentes” nos casos ainda pode causar doenças graves em muitos americanos não vacinados, disse Anthony Fauci.

“Quando você tem tantos casos, mesmo que a taxa de hospitalização seja menor com a ômicron do que com a delta, ainda existe o perigo de ter um aumento nas hospitalizações que possa estressar o sistema de saúde”, disse principal conselheiro médico do presidente dos EUA, Joe Biden, na CNN. “Ainda teremos muitas hospitalizações.”

Fauci estava se referindo à variante delta do coronavírus, que causou uma onda mortal de infecções nos EUA no ano passado.

Veja também: Nova York tem recorde de mais de 85 mil novos casos diários de covid

PUBLICIDADE

Agora as hospitalizações estão aumentando novamente e a média de infecções diárias está em um recorde de 400 mil, disse Fauci no programa “This Week” da ABC. Vários estados mobilizaram seus Guardas Nacionais para ajudar a fornecer cuidados médicos em meio à falta de pessoal e, como o Texas, pediram ajuda federal.

Quase 73% dos adultos nos EUA estão totalmente vacinados e 36,3% dos adultos receberam uma injeção de reforço, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Escolas

Fauci disse que, apesar da rápida disseminação da ômicron, as escolas devem permanecer abertas, embora com uso de máscaras e outras regras sanitárias. Ele pediu aos pais que vacinassem as crianças elegíveis.

PUBLICIDADE

Estratégias de mitigação, incluindo máscaras e vacinas, estão funcionando nas escolas, que devem permanecer abertas, se possível, disse o secretário de Educação dos Estados Unidos, Miguel Cardona, no domingo.

“Nosso padrão deve ser o aprendizado em pessoa”, disse Cardona no programa “Face the Nation” da CBS, citando os benefícios da educação em sala de aula sobre o aprendizado virtual.

--Com assistência de Alan Goldstein.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também: Caos aéreo: EUA têm mais de 2.400 voos cancelados por covid e mau tempo