PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Negócios

Vale amplia produção de minério de ferro, mas reduz volume vendido no 3º tri

Empresa mantém guidance de produção, mas vê projeção abaixo do meio do intervalo previsto

Vale divulga volumes produzidos no terceiro trimestre
19 de Outubro, 2021 | 07:14 pm
Tempo de leitura: 2 minutos

A Vale ampliou a produção de minério de ferro para 89,4 milhões de toneladas no terceiro trimestre deste ano, volume 67,7% superior ao registrado no trimestre imediatamente anterior e 0,8% maior do que o apurado no mesmo período de 2020.

A empresa atribui a melhora a condições climáticas mais favoráveis no sistema norte, além do crescimento na produção de Vargem Grande por processamento a seco, um melhor desempenho da unidade de Itabira, maior compra de volumes de terceiros e retomada do processo de beneficiamento do minério desde o segundo trimestre.

PUBLICIDADE

Em relação às vendas, a Vale aumentou para 67,8 milhões de toneladas o volume comercializado, 3,2% maior do que no mesmo período de 2020. “A diferença de aproximadamente 13 milhões de toneladas entre produção e vendas no terceiro trimestre foi devido a) estratégia de “value over volume” da Vale, ao reduzir as vendas de produtos de minério de ferro de alta sílica em setembro devido ao nível de preços de mercado; e b) os estoques em trânsito ao longo da cadeia, que devem reverter no quarto trimestre, dependendo das condições de mercado”, afirmou.

Segundo a Vale, o período foi marcado também pelo aumento na produção de carvão, seguindo os respectivos planos de recuperação de produção e melhores condições climáticas. A forte queda nos preços do minério de ferro levou a empresa a uma revisão na produção e na venda de produtos de minério de ferro de alta sílica.

A empresa destaca ainda que espera retomar neste mês as operações de metais básicos do Atlântico Norte após a conclusão de um novo acordo coletivo de ̧̃cinco anos em Sudbury. Lembra ainda o incidente na mina de Totten com todos os 39 funcionários tendo retornado à superfície com segurança e que a operação deve ser retomada no início de 2022.

PUBLICIDADE

De acordo com a Vale, a estratégia de produção e vendas segue as condições de mercado, priorizando o “value over volume”, com foco na maximização de margem. “Como consequência, no quarto trimestre deste ano, a Vale deve reduzir sua oferta de produtos de alta sílica e baixa margem em cerca de 4 milhões de toneladas, uma vez que a demanda por esse tipo de produto tem sido mais fraca”, disse a empresa em comunicado.

Para a Vale, esse movimento não altera o “guidance” de produção para o ano, do intervalo entre 315 e 335 milhões de toneladas, mas deve levar o volume previsto abaixo do meio do intervalo. “Se esse cenário persistir, devemos também reduzir a oferta de produtos de baixa margem em 2022 em cerca de 12 a 15 milhões de toneladas. O nível de compra de minérios de terceiros também pode ser ajustado”, afirmou a empresa.

Leia também

Elon Musk se tornará o primeiro trilionário com SpaceX, diz Morgan Stanley

Com sinal verde a brasileiros, American Airlines amplia voos para os EUA

Toni Sciarretta

Toni Sciarretta

News director da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura diária de finanças, mercados e empresas abertas. Trabalhou no Valor Econômico e na Folha de S.Paulo. Foi bolsista do programa de jornalismo da Universidade de Michigan.