PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Alívio no exterior abre caminho para alta do Ibovespa

Avanço nas negociações sobre a dívida nos Estados Unidos e ajuda para crise energética na Europa favorecem mercados

Noticiário positivo ajuda mercados globais
07 de Outubro, 2021 | 02:41 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — O Ibovespa opera em leve na alta na tarde desta quinta-feira (7), acompanhando a melhora nos principais índices globais com os avanços nas negociações sobre o teto da dívida nos Estados Unidos e, na Europa, a oferta da Rússia que pode reduzir a crise de energia no continente. Entretanto, as indefinições sobre a situação fiscal do Brasil impedem ganhos maiores.

  • A bolsa superou o patamar dos 110.000 pontos do fechamento da véspera, sendo favorecido também pelos ganhos em papéis de siderúrgicas, que se recuperam das perdas recentes.
  • O dólar avança, ainda com o peso da alta nos rendimentos dos títulos do Tesouro americano, além das indefinições fiscais internas. As taxas dos juros futuros acompanham a tendência e também sobem.

Hoje, os líderes do Senado dos Estados Unidos chegaram a um consenso sobre um acordo que evitaria a inadimplência nos pagamentos federais até dezembro. “Chegamos a um acordo para estender o limite da dívida até o início de dezembro e esperamos assiná-lo hoje”, disse o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, na manhã de quinta-feira. O acordo anunciado se dá após semanas de manobras políticas partidárias arriscadas sobre como aumentar o teto da dívida.

Ontem à noite, após um dia caótico em que o gás de referência europeu aumentou 40% em poucos minutos, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, diminuiu os preços oferecendo ajuda para estabilizar a situação no continente. A Rússia pode exportar volumes recordes do combustível neste ano, disse ele. “Vamos pensar no aumento potencial da oferta no mercado, só precisamos fazer isso com cuidado”, disse Putin em uma reunião televisionada na quarta-feira.

Por aqui, os investidores seguem monitorando as negociações de bastidores para a aprovação do Auxílio Brasil, além da movimentação de outras pautas relevantes para o teto de gastos, como a dos precatórios. A solução costurada pelo Congresso deve abrir um espaço relevante para abraçar o novo programa social. O texto da chamada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) será apresentado nesta sexta-feira (8) pela comissão da Câmara que cuida do assunto.

  • Câmbio: Perto das 14h30, o dólar operava em alta de 0,20% a R$ 5,50
  • Bolsa: O Ibovespa subia 0,61%, a 111.190 pontos
    • Lideram as altas percentuais Yduqs (YDUQ3), Banco Inter (BIDI4 e BIDI11) e Cogna (COGN3). As ações da Rumo (RAIL3), JBS (JBSS3) e NotreDame Intermédica (GNDI3) são destaques negativos
  • Destaques da bolsa: A operadora e agência de viagens CVC ainda não se recuperou do ataque hacker sofrido no último sábado (2). A companhia informou que “alguns de seus sistemas permanecem interrompidos, afetando adversamente as suas operações”. As ações da empresa acumulam queda de 7,14% em 7 dias.
  • Juros: O DI com vencimento para janeiro de 2023 sobe de 9,08% para 9,17%, o para janeiro de 2027 vai de 10,52% para 10,60%
  • Exterior: Em Nova York, todos principais índices sobem. O Dow Jones avança 1,47%, o S&P 500 1,40%, e o Nasdaq 1,67%

-- Com informações de Bloomberg News

Igor Sodré

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.