Negócios

Operadora de turismo CVC sofre ataque cibernético

Sistemas da companhia ficaram indisponíveis; extensão do incidente hacker ainda é avaliado

Marcelo Kopel , CFO e diretor de relações com investidores da CVC, diz que companhia investe continuamente para preservar a segurança dos seus sistemas
04 de Outubro, 2021 | 10:31 am
Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — A operadora e agência de viagens CVC Brasil sofreu um ataque hacker no último sábado (2), que provocou o desligamento de seus sistemas e ambiente de tecnologia da informação, informou a companhia, nesta segunda-feira (4), acrescentando que ainda apura a extensão do incidente cibernético e seus efeitos.

Veja mais: Fleury negocia reembolso com seguradora por ataque hacker

A invasão ocorre no momento em que o setor de turismo vive um movimento de retomada das vendas de pacotes para o fim do ano, com o retorno dos voos internacionais após o fim das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

“Até o presente momento, é possível afirmar que se trata de um ataque ransomware e que, por conta disso, alguns de seus sistemas e ambientes ficaram indisponíveis, sendo certo que parte deles já foi restabelecimento”, diz a CVC.

PUBLICIDADE

Veja mais: CVC troca CFO e compra VHC Hospitality, de locação para temporada, mirando expansão para Europa

A companhia afirma que prontamente acionou seus protocolos internos de segurança da informação com o objetivo de identificar as causas do incidente e mitigar seus impactos.

Em comunicado, a CVC diz que “investe continuamente para preservar a segurança dos seus sistemas, mantém atualizações frequentes de sua rede para evitar qualuqer tentativa de invasão e faz uso de tecnologia com padrões rígidos de segurança, compatíveis com suas atividades”.

Relatos de incidentes envolvendo cibersegurança estão cada vez frequentes entre as companhias listadas na B3. Em junho, o Grupo Fleury sofreu um ataque de ransomware, restabelecendo o acesso aos resultados de exames de clientes apenas uma semana depois. A companhia ainda negocia com a seguradora o reembolso pelo impacto do incidente em seu resultado financeiro.

PUBLICIDADE

Leia também

Banco PAN, do BTG, fecha compra da Mosaico, desvalorizada 70% após IPO

Sérgio Ripardo

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 25 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.

PUBLICIDADE