PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Internacional

Biden sugeriu encontro com Xi Jinping, mas líder chinês recusou

Xi não sai da China há mais de 600 dias, o período mais longo de qualquer líder do Grupo dos 20.

Presidente dos EUA, Joe Biden, propôs cúpula com o presidente chinês Xi Jinping
Por Nick Wadhams
14 de Setembro, 2021 | 08:26 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — O presidente dos EUA, Joe Biden, sugeriu a possibilidade de um encontro pessoal com Xi Jinping durante um telefonema na semana passada, mas o presidente chinês recusou a proposta pois continua evitando deixar seu país mesmo para grandes reuniões em meio à pandemia de Covid-19.

Biden sugeriu que os dois líderes se encontrassem em algum momento nos próximos meses, de acordo com pessoas familiarizadas com a conversa que pediram anonimato para comentá-la.

Xi não sai da China há mais de 600 dias, o período mais longo de qualquer líder do Grupo dos 20. Em vez disso, ele fez aparições virtuais em eventos, incluindo uma cúpula de líderes dos países do Brics. Ele também não deve comparecer à Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York na próxima semana, embora os presidentes chineses raramente participem dessas reuniões.

Funcionários da Casa Branca não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

PUBLICIDADE

Biden e Xi falaram por cerca de 90 minutos em 10 de setembro, sua primeira conversa desde fevereiro. Na chamada, Biden pediu a Xi que coopere em várias questões, mesmo que eles continuem a discordar em outros tópicos, de acordo com um comunicado da Casa Branca. Mas a proposta de uma cúpula presencial não foi divulgada pela Casa Branca.

Os EUA têm buscado separar questões como mudança climática de outras mais delicadas, como comércio exterior, direitos humanos e democracia em regiões como Hong Kong, enquanto Pequim insiste que elas não devem ser separadas.

A proposta de uma reunião de cúpula foi relatada anteriormente pelo Financial Times.

- Com a ajuda de Justin Sink e Jenny Leonard.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Nova atualização do iPhone pode ser a mais fraca de todas

Trabalho remoto: Os 10 países da AL que dão visto para nômades digitais

Mujica: ‘Não há nada que faça os jovens apaixonarem-se. E a culpa não é deles’