Waymo planeja estreia na Europa com lançamento de táxi autônomo em Londres em 2026

A Waymo está planejando lançar seu serviço de carona sem motorista em Londres no próximo ano, marcando sua segunda expansão internacional e a primeira na Europa.

Empresa pretende lançar seu serviço de transporte em carros sem motorista no próximo ano e começará a testar uma pequena frota de seus veículos com motoristas de segurança
Por Natalie Lung
15 de Outubro, 2025 | 02:41 PM

Bloomberg — A Waymo planeja lançar seu serviço de transporte em carros sem motorista em Londres no próximo ano, em sua segunda expansão internacional e a primeira na Europa.

A unidade da Alphabet começará a testar uma pequena frota de seus veículos com motoristas de segurança em uma área de 150 quilômetros quadrados de Londres nos próximos meses, disse um porta-voz.

PUBLICIDADE

A empresa trabalhará com a Moove, apoiada pela Uber, para gerenciar e manter a frota e adicionar mais veículos com base nas diretrizes emitidas pelos órgãos reguladores do Reino Unido, acrescentou em um comunicado na quarta-feira.

Leia também: Toyota e Waymo firmam parceria para enfrentar Tesla e BYD em carros autônomos

O governo do Reino Unido planeja permitir pilotos comerciais de condução autônoma a partir de 2026, após o que a Waymo pretende fornecer seu serviço aos consumidores por meio de seu próprio aplicativo, em vez de Uber ou Lyft, como faz em algumas cidades dos EUA.

PUBLICIDADE

O anúncio marca o segundo destino internacional da Waymo depois de Tóquio, onde a empresa tem realizado testes em vias públicas desde abril, em colaboração com a plataforma de táxi japonesa GO e a empresa de táxi de Tóquio Nihon Kotsu. Nenhum lançamento comercial foi anunciado.

A decisão da Waymo de eventualmente oferecer serviço comercial por meio de seu próprio aplicativo em Londres a coloca em posição de competir com o Uber e outros aplicativos de transporte em um dos maiores mercados de carona do mundo.

Leia também: Carros autônomos são realidade em São Francisco. A Waymo conta como chegou lá

PUBLICIDADE

A Uber está de olho no mesmo cronograma de aprovação regulatória de 2026 com a parceira Wayve para testes de veículos autônomos em Londres.

Por outro lado, a Waymo se uniu a aplicativos de carona como Uber e Lyft em algumas cidades dos EUA, em vez de competir com eles, para garantir que seus veículos sejam mantidos ocupados.

Atualmente, a empresa realiza centenas de milhares de viagens por semana em cinco mercados dos EUA, incluindo São Francisco e Los Angeles, com mais expansões planejadas para o próximo ano.

PUBLICIDADE

Leia também: Waymo, da Alphabet, mapeia ruas de NY para operar táxi autônomo

A Waymo já tem um relacionamento com a operadora de frotas Moove: As duas fizeram uma parceria para oferecer serviço de robotáxi em Phoenix e estão trabalhando em um lançamento em Miami previsto para 2026.

Veja mais em bloomberg.com