Ibovespa hoje: bolsa cai diante de incertezas políticas antes de decisões de juros

Principal índice da B3 chegou a cair para o patamar dos 155.000 pontos, mas teve as perdas limitadas após Flávio citar Paulo Guedes ao dizer que procura aliados para compor sua candidatura

After Hours
09 de Dezembro, 2025 | 07:06 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) teve um pregão volátil nesta terça-feira (9), em meio às incertezas causadas pelo vaivém no campo da direita para as eleições presidenciais de 2026.

Depois de dizer que a retirada de sua candidatura teria um preço no final de semana, o senador Flávio Bolsonaro reafirmou sua intenção de concorrer ao pleito nesta terça-feira, dizendo ao jornal Folha de S.Paulo que a candidatura seria “irreversível”.

PUBLICIDADE

A declaração foi dada após a visita de Flávio ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que começou a cumprir a 27 anos de prisão por planejar um golpe após sua derrota em 2022. Flávio havia sinalizado no começo da semana que poderia retirar a candidatura em troca da anistia do pai.

A reafirmação do nome de Flávio é um ponto de preocupação para os investidores, diante da avaliação de que o filho do ex-presidente teria menos chances em uma eventual disputa contra Lula em 2026 do que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O principal índice da B3 caiu 0,13%, aos 157.981 pontos, após operar entre perdas e ganhos ao longo do pregão. O Ibovespa chegou a cair para o patamar dos 155.000 pontos, mas teve as perdas limitadas após Flávio citar Paulo Guedes ao dizer que procura aliados para compor sua candidatura.

PUBLICIDADE

“Conversei com Paulo Guedes antes de haver o anúncio do meu nome”, disse o senador Flávio Bolsonaro a jornalistas em Brasília nesta terça-feira.

“Busco pessoas de confiança, que já foram testadas e aprovadas, para nos ajudarem agora para deixar de uma forma bastante clara qual o rumo o Brasil deve seguir, em especial na parte econômica”, afirmou

Já o dólar subiu 0,26%, cotado a R$ 5,44. Na máxima do dia, a moeda chegou a alcançar o patamar de R$ 5,49.

PUBLICIDADE
Fechamento 09/12/2025

O dia também foi de cautela também no exterior, antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que será tomada na quarta-feira (10).

A ampla expectativa é por um corte de juros de 0,25 ponto percentual, que leve a taxa para um intervalo entre 3,50% e 3,75% ao ano.

O aumento dos rendimentos dos títulos reduziu o apetite pelo risco, já que os investidores ficaram cautelosos quanto ao ritmo dos cortes nas taxas.

PUBLICIDADE

A expectativa atual é de apenas dois cortes em 2026, um recuo em relação às previsões mais otimistas das últimas semanas.

O S&P500 ficou estável, com leve baixa de 0,09%. O Dow Jones recuou 0,38%, enquanto o Nasdaq fechou em alta de 0,13%.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia mais

Por que o cenário macro ‘perdeu’ espaço na estratégia da BlackRock para 2026

Com aval de Trump, Nvidia pode voltar a exportar chip de IA H200 para a China